Dados do próprio INSS confirmam o que o SEEB-MA vem denunciando há tempos: o Itaú Unibanco, maior banco privado do pa ís, vem assediando e adoecendo seus funcionários de forma assustadora, como uma verdadeira máquina de moer gente.
Os números assustam. De 2016 até agora, 40 empregados tiveram benef ícios de aux ílio-doença (previdenciário ou por acidente de trabalho) concedidos pelo INSS, no Maranhão.
Isso representa 25% do quadro de funcionários do Itaú, no Estado. Vale ressaltar, porém, que o número de adoecidos pode ser maior, pois muitos bancários, mesmo doentes, preferem não se afastar com medo de serem demitidos.
O SEEB-MA teve acesso, ainda, às principais causas de afastamento, que são: reação aguda ao estresse, transtornos de ansiedade e depressivos, fobias, além de doenças relacionadas às articulações.
A causa dessas doenças – às vezes reconhecida pelo órgão previdenciário – é o ambiente de trabalho estressante com cobranças por metas excessivas e ritmo de trabalho intenso.
Para a diretora do SEEB-MA e bancária do Itaú, Edna Vasconcelos, esses dados ajudarão o Sindicato a identificar e combater problemas de assédio moral e de condições de trabalho nas agências com maior número de afastamentos.
“;Causa indignação ver um banco que propagandeia respeito, massacrar seus empregados dessa forma. Indigna, ainda mais, ver a conta desse massacre ser paga pelos contribuintes do INSS enquanto o banco lucra bilhões por ano e tem d ívidas perdoadas pelo Governo “; -; afirmou a diretora do SEEB-MA e bancária do Itaú, Gerlane Pimenta.