12,3%, em relação a 2016 e de 0,4% no 4º trimestre, na comparação com os três meses anteriores. A rentabilidade (Retorno sobre o Patrimônio L íquido Médio Anualizado -;ROE) ficou em 21,8%, com aumento de 1,5 pontos percentuais em doze meses.
“;Os trabalhadores contribuem para que o lucro do banco não pare de crescer. Não existe motivo para que o Itaú queira retirar direitos dos trabalhadores, ou forçá-los aceitar novas regras que lhes prejudiquem. Os bancários do Itaú se esforçam para que o banco obtenha bons resultados e precisam ser reconhecidos por isso “;, destaca Jair Alves, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, José Fernandes Paiva, também destacou a responsabilidade social do banco. “;O Itaú é um dos entusiastas, quem sabe até patrocinador, da reforma trabalhista. Um dos argumentos utilizados para a aprovação da reforma foi o de que haveria criação de novos postos de trabalho. O banco deveria cumprir seu papel social e promover uma grande contratação de funcionários “;, cobrou. Com o anúncio do balanço, a Contraf-CUT já solicitou ao banco a antecipação do pagamento aos trabalhadores da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como o Bradesco já anunciou que fará.
O coordenador da COE do Itaú também observa que, o banco consegue pagar todos os custos que tem com os trabalhadores e ainda sobra 60,2% das receitas obtidas por meio da prestação de serviços e com as tarifas bancárias, sem contar outras receitas com as demais operações realizadas. Somente com prestação de serviços e tarifas o banco arrecadou R$ 35,8 bilhões em 2017, um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, as despesas com pessoal cresceram apenas 4,3%, no mesmo per íodo.
“;As tarifas cobradas dos clientes são muito altas, anda mais se observarmos que muitas vezes os serviços são realizados por eles próprios. O banco deveria contratar mais funcionários para que seus clientes recebessem atenção humanizada “;, disse Jair.
Em 2017 o Itaú fechou 133 agências f ísicas e abriu 25 agências digitais, ou seja, fechou, em média, 5 agências f ísicas para cada agência digital aberta. Nesta análise fão foram considaradas as 71 agências f ísicas do Citibank.
Veja abaixo uma tabela com o resumo dos dados do balanço do Itaú, ou clique aqui para ler aíntegra da análise feita pelo Departamento Intersindical de Estat ística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).