Itaú coloca trabalhadores no limbo

Para disfarçar sua pol ítica de corte de postos de trabalho, o Itaú está colocando parte dos seus trabalhadores em um verdadeiro “;limbo “; dentro do banco. Justificando baixa performance e falta de perfil, gestores estão deixando bancários à disposição de outras áreas, impondo que o próprio trabalhador encontre uma vaga em prazos que variam de 30 até 60 dias no máximo. Caso não encontrem, são demitidos.

“;O Itaú, ancorado na reforma trabalhista de Temer, tem aprofundado sua pol ítica de cortes de postos de trabalho. Um absurdo para um banco que, apenas no 1º trimestre lucrou R$ 6,4 bilhões, crescimento de 3,9% em relação ao mesmo per íodo do ano passado. Porém, para disfarçar o banco adota a tática de colocar o bancário nesse limbo. Para piorar, muitas vezes o próprio bancário à disposição tem de treinar o trabalhador que vai substitu í-lo na sua área de origem. Como que é poss ível que o trabalhador não tenha perfil para trabalhar em uma determinada área, mas seja o responsável pelo treinamento de quem vai ingressar na mesma? “;, questiona o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú, Júlio Cesar Silva Santos.

“;Quem tem dom ínio das vagas existentes no banco é o RH, que por sua vez tem um consultor em cada área, mas quando o trabalhador à disposição o procura, ele diz que não pode fazer nada para ajuda-lo. Os bancários estão entregues a própria sorte pelo banco. Além disso, muitas vezes o bancário não tem o perfil ou o treinamento adequado para as vagas divulgadas no portal. Para piorar, por ter sido colocado à disposição, gestores de outra área possuem uma grande resistência em aceitá-lo “;, acrescenta o dirigente.

De acordo com Júlio, esse tipo de postura por parte do banco é extremamente danosa para o trabalhador. “;Esse bancário, colocado em um limbo, submetido a pressão de ter que encontrar uma vaga para não ser demitido, está sujeito a um grave trauma emocional. é uma irresponsabilidade por parte do banco. “;

A dirigente sindical, e secretária para assuntos PCDs, Leticia Françoso afirma que enfatiza que os trabalhadores que mais sofrem com essa pol ítica do banco são os PCDs. “;Para evitar demitir um PCD, e ter de contratar outro para substitu í-lo, o banco o coloca à disposição. é mais interessante para o Itaú fazer isso do que demitir o trabalhador, e o mesmo entrar com uma ação e conseguir ser reintegrado. “;

“;Essa situação demonstra na prática que o Centro de Requalificação e Realocação Profissional, previsto na nossa Convenção Coletiva de Trabalho, está inoperante no Itaú. Os bancários que estão enfrentando ou venham a enfrentar esse limbo devem procurar o Sindicato, para que nós avaliemos cada caso e atuemos junto aos gestores buscando soluções “;, alerta o presidente do SindBan e bancário do Itaú, José Antonio Fernandes Paiva.

Para denunciar ao Sindicato, o bancário deve procurar entrar em contato pela Central de Atendimento (19-3417-1333).

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