Lideranças de sete sindicatos participaram na manhã desta quarta-feira, 22, da abertura do Erban Piracicaba -; Organizar @ Conquistar (Encontro Regional dos Bancários). O evento está sendo realizado na sede do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), com apoio da FEEB (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul).
Os cerca de 80 dirigentes que representam bancários de 167 munic ípios que fazem parte das bases sindicais vão participar durante todo o dia de grupos de discussões para organizar a minuta da Campanha Salarial 2013. Entre os convidados que participam do encontro estão o membro do Comando Nacional dos Bancários e diretor financeiro da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Aparecido Roveroni, o presidente do Sindicato de Ponta Porã e diretor de Saúde da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, João Analdo, e o secretário geral da Federação e presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, Jeferson Boava.
Durante as saudações dos dirigentes bancários as primeiras constatações são com relação as várias demissões que estão ocorrendo, além da grande pressão exercida sobre os funcionários. O assédio moral é um dos maiores problemas que a categoria bancária enfrenta e o tema estará entre os que serão colocados nas cláusulas sociais da pauta da Campanha Salarial 2013.
Outro ponto levantado durante a abertura do encontro é a necessidade de os sindicatos buscarem o fortalecimento perante as instituições, recuperando o respeito à atuação de entidades que representam uma das mais importantes categorias deste pa ís.
O presidente do SINDBAN e anfitrião do Erban, José Antonio Fernandes Paiva, afirmou que é preciso que os sindicatos saibam de que lado estão e que “;não há omeletes sem quebrar ovos. A pressão junto aos banqueiros é que garante as conquistas aos bancários, por isso é importante o nosso rejuvenescimento, nossa renovação para ampliar as conquistas “;.
A participação pol ítica dos dirigentes, segundo Paiva, auxilia na organização sindical e no fortalecimento da representação da categoria bancária. Estão entre os bancários vereadores, secretários municipais, um secretário estadual de Governo, entre outras autoridades que fortalecem a atuação sindical.
TEMAS -; Durante todo dia serão discutidos, em quatro grupos, cinco eixos de discussão: emprego; reestruturação produtiva dos bancos; remuneração; condições de trabalho; e estratégia de campanha, de negociação e de mobilização. Dentro desses temas prioritários serão discutidos assuntos como: saúde; segurança (leis aprovadas e orientações aos bancários); ramo financeiro; organização das mulheres; assédio moral; gênero, raça e orientação sexual; cotas para deficientes; inclusão social; organização salarial; plano de saúde; plano de cargos e salários; fim das metas abusivas; e previdência complementar.
Texto: Michelle Bottin
Iniciam as atividades do Erban Piracicaba – Organizar e Conquistar
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook