HSBC para em Dia de Luta e bancários reforçam importância do SINDBAN na Campanha Salarial

Mais contratações, melhores condições de trabalho, mais respeito e valorização dos trabalhadores. Esses foram os principais motivos para o Dia de Luta do HSBC que aconteceu nesta sexta-feira, 22, em toda América Latina. O SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) parou as atividades do HSBC da cidade durante a manhã para conversar com bancários e clientes, que participaram do ato.
Foi entregue uma Carta Aberta à população explanando o porquê da realização do Dia Nacional de Luta contra o HSBC, que vem demitindo mais e mais funcionários, apesar dos lucros.
No primeiro semestre de 2014, o lucro l íquido global do banco inglês foi de US$ 9,46 bilhões, sendo que no Brasil foi de US$ 55 milhões no mesmo per íodo. “;O HSBC não respeita quem trabalha para produzir todo esse resultado. Ele cobra aqui de seus clientes as taxas de juros e as tarifas mais altas do mundo e, apesar do lucro gigantesco, fechou 616 empregos no ano passado e vem praticando absurdamente a rotatividade de mão de obra. Os bancários não merecem isso “;, afirmou o diretor financeiro do SINDBAN, Jaime José Perim.
No primeiro trimestre deste ano, 20 agências foram fechadas em todo o pa ís, piorando ainda mais a situação para funcionários e clientes. “;O número reduzido de bancários por causa das demissões reflete em filas nas agências. Desta forma, os funcionários são obrigados a trabalhar no limite e, sobrecarregados, não conseguem garantir atendimento de qualidade. Por isso, os bancários estão protestando hoje em toda América Latina e pedindo o apoio dos clientes, para que o Banco tome uma atitude e mude a postura que vem adotando “;, reforçou o diretor e vice-presidente do SINDBAN, Marcelo Abrahão.
O presidente licenciado do Sindicato e vereador, José Antonio Fernandes Paiva, prestigiou o Dia de Luta e reforçou o apoio que seu mandato presta à categoria bancária e novamente ficou à disposição do Sindicato e dos bancários.
CAMPANHA NACIONAL DOS BANCáRIOS -; Durante o ato de protesto os diretores do SINDBAN falaram também sobre a Campanha Nacional dos Bancários deste ano e a minuta de reivindicações que inclui mais contratações e o fim das metas abusivas, que adoecem os trabalhadores.
Os bancários do HSBC apoiaram o ato e reforçaram a importância do Sindicato na conquista de benef ícios na Campanha Salarial. Salientaram ainda que continuam contando com o apoio do SINDBAN neste ano para lutar pela pauta de reivindicações e contra a atuação que o HSBC vem desenvolvendo em todo Brasil.
Texto: Michelle Bottin DRT-PR 7704/ Fotos: Elison Godoy Ferreira

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content