Greve e intervenção da CUT junto ao governo garantem negociações entre Fenaban e bancários

Artur Henrique cobrou de ministros que os bancos públicos adotassem postura diferente dos demais
A audiência de negociação entre a Federação Nacional de Bancos (Fenaban) e o Comando de Greve dos Bancários que acontece nesta quinta, dia 13, a partir das 16 horas, é resultado, acima de tudo, da mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras do sistema financeiro que há 17 dias realizam aguerrida greve com o objetivo de conquistar uma proposta digna de aumento salarial.
Porém, a abertura desse canal de diálogo também acontece por intervenção da Direção Nacional da CUT, que ao longo da última terça-feira, 11, e da quarta, dia 12, procurou os ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e Guido Mantega, da Fazenda, e também a chefia de gabinete da presidente Dilma, para cobrar que os bancos públicos adotassem postura diferente da dos demais bancos que têm assento na Fenaban.
“;Somados, os bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, têm um peso enorme nas decisões da Fenaban. Cobramos empenho do governo, que é acionista majoritário dessas instituições, para assumir uma nova abordagem nesse conflito trabalhista, que vem sendo marcado pela intransigência e autoritarismo dos bancos “;, informa o presidente da CUT, Artur Henrique, que fez os contatos com os representantes do governo.
A imensa maioria dos sindicatos dos trabalhadores do sistema financeiro em todo o Brasil é filiada à CUT.
Artur lembra que os bancos e empresas do setor financeiro têm amealhado, sucessivamente ao longo dos anos, imensas margens de lucro e ampla liberdade de atuação no mercado. “;A postura de endurecimento e a rid ícula proposta de aumento salarial não são condizentes com a situação dos bancos no Brasil “;, completou Artur.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content