Frente sindical unifica lutas em 22 cidades

Representantes dos trabalhadores de 22 cidades da região estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 16, para aprovar a criação da Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba. O aval à nova instituição é do Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba e da União Sindical dos Trabalhadores de Limeira, com apoio das Centrais Sindicais, como a Central única dos Trabalhadores, Força Sindical e dos mandatos dos vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT) e José Luiz Ribeiro (SDD).
Paiva, que também é presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) explica que a ideia de formatar a Frente Regional Sindical surgiu devido a enfraquecimento do Conselho Sindical Regional (CSR), desarticulado pela Gerência Regional do Ministério Trabalho, em Piracicaba, após cr íticas à sua atuação. “;Com a Frente Sindical, além de preenchimento desta lacuna, teremos uma articulação ainda maior e mais forte para que as lutas de cada entidade sejam encampadas por um coletivo de entidades. O movimento sindical tem esta caracter ística de união que não se destrói com uma atitude individual “;, afirmou Paiva.
Até o dia 21 de fevereiro, quando será institucionalizada a Frente Sindical do Aglomerado Urbano e Piracicaba, uma comissão provisória estará encarregada da elaboração do regimento e da construção de uma pauta de atuação. Paiva, que é vice-presidente do CONESPI (Conselho de Entidades Sindicais de Piracicaba), do qual também já atuou como diretor de Comunicação, aponta que algumas pautas de lutas nacionais deverão ser encampadas pela Frente, como a luta contra PL 4330/2004 – que amplia a terceirização, precariza a relação de trabalho e enfraquece a atuação sindical -, contra o fator previdenciário – que traz perdas irrevers íveis aos trabalhadores na sua aposentadoria -, a luta para que 10% do orçamento federal seja diretamente destinado à educação e outros 10% à saúde, além da revisão da tabela do Imposto de Renda que onera o trabalhador e reduz seu poder aquisitivo.
Para Paiva, a criação da Frente Sindical do Aglomerado de Piracicaba, com sua subdivisão em polos de gestão, será criada a maior mobilização em defesa dos trabalhadores do interior do Estado de São Paulo. “;Nossa região tem particularidades que precisam ser consideradas. A interiorização das grandes empresas, como as montadoras de ve ículos, sendo definidas apenas por critérios pol íticos sem considerar estas situações de cada cidade, de cada categoria é um tema que a Frente poderá contribuir para amenizar os impactos “;, finalizou.
O vereador e presidente do Sindicato dos Bancários, Paiva foi indicado por Zé Luiz Ribeiro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos para a coordenação da Frente Sindical. “;Essa indicação nos honra e vamos considerá-la e encará-la como missão. Temos fases a cumprir e construir e analisar os encaminhamentos futuros. “;
Texto: Valéria Rodrigues -; MTB: 23.343

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content