Na manhã desta quarta-feira (19), em reunião do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, ressaltou a importância de lutar contra a PEC 241, a PEC do Teto, que congela os gastos federais pelas próximas duas décadas, aprovada no útlimo dia 10, em primeiro turno, por 366 votos a 111 e com duas abstenções, na Câmara Federal.
Segundo Paiva, a PEC do Teto de Gastos é o maior ataque aos direitos da população brasileira. “Não investir em áreas prioritárias, como saúde educação, você congela pesquisa, avanços cient íficos e tecnológicos, exclui programas sociais. Como dizer que isso é a modernização dos gastos do estado, gasta o que recebe? Como? O Judiciário gasta o que recebe? Por que o salário m ínimo tem que ficar congelado? é um processo para acabar com a classe média, baixa para se vender a força de trabalho a preço insignificante. é acabar com toda uma geração.”
Para o presidente, realizar ações contra a PEC 241 é muito significativo. “Não tem como ficar inerte diante disso. O governo Temer vai parar o pa ís por 20 anos. Se fizermos grandes atos por todo o pa ís, no dia 11, como é a proposta das centrais, conseguimos barrar a aprovação no Senado.”
A proposta de emenda à Constituição limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos tem a votação final em plenário marcada para os dias 24 e 25 deste mês.
PCD – A diretora Let ícia Françoso, representante do Conespi no Comit (Comitê de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho), falou sobre os projetos em andamento do comitê e da importância da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Precisa acontecer de forma efetiva.”