Na segunda etapa do Encontro Regional dos Bancários ocorrido ontem, dia 4, no Sest/Senat, em Rio Claro, os dirigentes sindicais de Piracicaba, São Carlos, Rio Claro, Jaú e Sorocaba discutiram, nos grupos de trabalho, temas relacionados à segurança, emprego, saúde e sistema financeiro. Entre as reivindicações colocadas em pauta e que serão apresentadas no Encontro Interestadual e, posteriormente, Nacional é o reajuste salarial de 13%, o pagamento de 55% de gratificação de função aos bancários que assumem cargos de substitutos eventuais, além de redução da jornada de trabalho, estabilidade de 365 dias ao bancário que se torna pai e o cumprimento das leis municipais para melhorar a segurança nos bancos. A data base da categoria é 1º de setembro.
Durante o evento, os dirigentes ligados ao tema da saúde também apresentaram propostas relevantes que devem voltar na pauta de discussão como: o ressarcimento de medicamentos aos bancários adoecidos pelo trabalho, o reembolso de passagens ou o aux ílio moradia para os que são transferidos de cidade, a ausência justificada uma vez por mês para os que têm filhos até 12 anos para levá-los ao médico, e ainda, que seja considerada ausência justificada para o tratamento complementar alternativo como terapia, fisioterapia, psicólogo e acupuntura.
No tema remuneração, além do reajuste salarial de 13%, os dirigentes querem a implantação do PCS (Plano de Cargos e Salários) para todo o conglomerado de bancos privados, a isenção de Imposto de Renda para PLR (Participação de Lucros e Resultados) para quem recebe até R$ 10 mil e, ainda, excluir o limite ou teto máximo de 17.827,29.
No tema segurança, o grupo destacou o cumprimento das leis municipais sobre a implantação de portas giratória com detector de metais, porta-volumes e divisória entre os caixas. Vale ressaltar que neste quesito, Piracicaba se tornou pioneira nas iniciativas de segurança bancária e obteve muitas conquistas desde 1992, quando concretizou diversas ações na defesa da segurança dos bancários. A maior delas foi durante o per íodo de 2000 a 2007, quando alcançou a marca de 92 meses sem assalto a banco no horário de expediente.
Fernanda Moraes (MTB 28.535)
Coordenadora de Comunicação e Marketing do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região
Fones (19) 3417-1331 / 9171-7716