O Erban Piracicaba -; Organizar @ Conquistar (Encontro Regional dos Bancários) foi o principal assunto discutido durante a reunião da Diretoria Administrativa do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizado na manhã desta terça-feira, 14.
O evento está marcado para o dia 22 deste mês, a partir das 9h, no Sindicato dos Bancários, e tem como objetivo principal discutir a Campanha Salarial 2013. Estarão em Piracicaba participando do Erban dirigentes dos sindicatos de Franca, Jaú, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Sorocaba e Ribeirão Preto, representando bancários de 167 munic ípios que fazem parte das bases sindicais.
Para o evento, foram definidos ainda cinco eixos de discussão: emprego; reestruturação produtiva dos bancos; remuneração; condições de trabalho; e estratégia de campanha, de negociação e de mobilização. Dentro desses temas prioritários serão discutidos assuntos como: saúde; segurança (leis aprovadas e orientações aos bancários); ramo financeiro; organização das mulheres; assédio moral; gênero, raça e orientação sexual; cotas para deficientes; inclusão social; organização salarial; plano de saúde; plano de cargos e salários; fim das metas abusivas; e previdência complementar.
“;O nosso objetivo é unificar a luta dos bancários dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul ganhando força, lutando por melhores salários e condições de trabalho “;, afirmou o presidente do SINDBAN e vereador, José Antonio Fernandes Paiva.
Durante a reunião, a diretoria definiu as estratégias para a participação de Piracicaba no Encontro Regional do dia 22. “;Terminamos a reunião satisfeitos, com um alto comprometimento dos dirigentes. Eles estão dispostos e se envolverão qualitativamente nas discussões propostas pela Federação. Estarão divididos em cinco grupos, podendo originar mais três grupos. Vamos contar com a participação de mais de 30 dirigentes sindicais de Piracicaba, transformando-se na maior delegação presente no Erban “;, acrescentou Paiva.
SINDICATO -; O presidente do SINDBAN salientou que, o principal motivo pela qual os trabalhadores não podem abrir mão do Sindicato é que são representados na luta para renovação da convenção coletiva de trabalho. Paiva acrescentou ainda que o Erban é o alicerce da Campanha Nacional dos Bancários 2013.
“;A partir de amanhã (14) até o dia 21 estaremos realizando uma pesquisa com todos os bancários que apontarão as suas prioridades, que serão levadas a Campanha Nacional “;.
Posteriormente, o Sindicato leva à discussão esses pontos da pesquisa no Erban -; sendo três realizados no Estado de São Paulo e um no Mato Grosso do Sul -;, que são levados à Conferência Interestadual, marcada para junho. O resultado destas conferências será transmitido na Conferência Nacional em julho, realizada em São Paulo. “;O primeiro passo é definir o que os bancários querem, para depois desenhar um plano de lutas e organizar a campanha salarial, buscando assim conquistar o que a classe almeja como prioridade “;, finalizou o presidente.
Texto: Michelle Bottin