Diretores do SindBan participam de reunião com o Itaú para debater pontos da Reforma Trabalhista

Diretores do SindBan participam de reunião com o Itaú para debater pontos da Reforma Trabalhista

Os diretores do SindBan participaram na última terça-feira, 28 de novembro de uma reunião na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul — FEEB MS/SP com superintendentes e representantes do Banco Itaú. O encontro teve como intenção esclarecer a postura e poss íveis ações da instituição diante da recém aprovada Reforma Trabalhista.

A Lei Nº 13467, aprovada em julho deste ano prevê uma série de alterações nos contratos e relações trabalhistas, porém de acordo com os representantes do banco, o texto e a implementação da Reforma no Itaú ainda são uma questão nebulosa, por isso até o momento não foram adotadas mudanças na tratativa de funcionários. “;Sustentaremos o diálogo com o Movimento Sindical para a melhoria e manutenção do que já vem sendo feito. Tudo o que for e tiver necessidade de mudança será aberto para debate entre banco e sindicato “;, afirma Marco Aurelio Oliveira, Superintendente de Relações do Trabalho do Banco Itaú.

Assuntos como: parcelamento de férias, trabalho intermitente, e terceirização, foram levantados na conversa. Sobre o parcelamento de férias, Marco Aurélio afirma que não existe uma exigência de que os funcionários parcelem os dias. Além disso, o superintendente pondera que em alguns casos o pedido de parcelamento já era feito por funcionários, mas que todos têm o direito a férias de 30 dias. “;Para garantir esse direito iremos nos atentar a conduta dos gestores, por isso acompanharemos os pedidos feitos pelos funcionários da linha de frente “;, comenta.

Nesta reunião a diretora de saúde do SindBan, Olivia Brossi entregou aos representantes do Itaú um relatório sobre os atendimentos do departamento de saúde realizados pelo sindicato neste ano. No documento constam os serviços realizados de janeiro até o dia 27 de novembro deste ano. Segundo Olivia, os números apresentados no relatório visam balizar estratégias futuras para diminuir cada vez mais os problemas ligados ao assédio moral nas agências do Banco Itaú bem como os afastamentos causados por esse motivo.

Comissão de Conciliação Voluntária

Outro ponto discutido pelos presentes foi a importante ação da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) durante este ano. Por meio da CCV, que tem caráter extrajudicial, o empregado pode buscar acordo sobre pendências trabalhistas sem a necessidade de recorrer à Justiça retirando assim todo desgaste causados por uma poss ível ação trabalhista. Desta forma, a comissão mediada pelo SindBan somente entre agosto e novembro de 2017 devolveu para os bancários mais de 1,3 milhões de reais.

Presentes neste encontro representando o Banco Itaú estavam além de Marco Aurélio, o Gerente de Relações, Romualdo Garbo. E em nome do SindBan os diretores, Marcelo Abrahão, Heurenice Parizotto, Olivia Brossi e Lu ís Gustavo Rodrigues de Moura, além de Mauri Sérgio, Reginaldo Breda e demais diretores da Federação.

Segundo o diretor do SindBan, Marcelo Abrahão a abertura do banco para esta conversa e promessa de manter o diálogo são de grande importância para a manutenção das relações com o movimento sindical. “;Proporcionar o diálogo com o sindicato foi uma grande oportunidade, porém não sabemos se isso realmente permanecerá, e é algo que me preocupa, afinal o banco também sofrerá com a pressão dos acionistas para ter um ganho maior de rentabilidade, com a implementação dos artigos da reforma, com isso por mais que tenham garantido que toda a mudança será estudada e pautada pelo diálogo, uma instabilidade paira sobre as relações mediadas com a nova lei. Assim o sindicato precisa priorizar a garantia dos direitos já adquiridos, pois o movimento sempre esteve aberto para o diálogo em todas as esferas do Setor Financeiro “;, comenta.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content