Uma delegação do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), formada por Francisco Pinto Filho, Roberto Previde e Fânio Luis Gomes, esteve reunida com o ministro do Trabalho, Carlos Luppi, no final da semana passada, discutindo a qualificação profissional. O encontro aconteceu durante plenária da Força Sindical, realizada em Praia Grande, e também contou com a participação do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva.
De acordo com os diretores do Conespi, o ministro disse que o Brasil terá o maior programa de qualificação de todos os tempos. Para isso, o IBGE está fazendo uma medição nacional para identificar quais tipos de cursos são necessários, enquanto que o Inmetro indicará quem vai poderá trabalhar neste projeto de qualificação. Durante o encontro, o ministro também valorizou as fiscalizações tripartites, envolvendo os sindicatos e o Ministério do Trabalho, assim como avisou que já determinou a informatização de todo Ministério do Trabalho, inclusive as Subdelegacias do Trabalho, como é o caso de Piracicaba.
Para o presidente da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (Com-Emprego), José Antonio Fernandes Paiva, o encontro com o ministro foi muito importante, uma vez que uma das grandes preocupações do mundo do trabalho hoje, inclusive da própria Com-Emprego e do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) é com a qualificação. “;A declaração dada pelo ministro vem de encontro com o que estamos defendendo e trabalhando, que é garantir mecanismos de qualificação do trabalhador “;, destaca Paiva.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124