Em visita a cidade de Piracicaba, na manhã desta sexta-feira (2), a Dep. Estadual e ex- bancária Marcia Lia (PT) esteve no SindBan para prestar solidariedade e apoio ao movimento grevista neste momento de luta por direitos. Na última quinta-feira (1º), em Assembleia Geral, bancários aprovaram por unanimidade paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 6, contraproposta de reajuste de 5,5% apresentada pela Fenaban.
Durante o encontro, o presidente do sindicato, José Antônio Fernandes Paiva, expôs a deputada a história de lutas e conquistas da entidade que completa 56 anos neste mês. O sindicato conta com base de atuação que abrange 22 munic ípios. Além disso, o quadro da diretoria tem cerca de 40% de mulheres com participação forte e atuante em todas as decisões. Paiva lembra ainda que o momento o qual os bancários vivem necessita de união, não só da categoria, mas também de toda sociedade. “;Não podemos permitir perdas de direitos que já conquistamos, não aceitaremos retrocesso, trata -; se de um momento importante de luta dos trabalhadores, momento em que não se pode recuar “;, comenta.
A deputada falou da importância do trabalho dos bancários e de suas dificuldades no dia a dia. “;Eu gostava muito do trabalho no banco, e ao contrário do que muitos pensam ser bancário não é nada fácil, é um trabalho árduo e exaustivo que merece todo reconhecimento “;. Marcia ainda ressalta a relação próxima de seu mandato com o Sindicato dos Bancários de Araraquara, cidade da parlamentar.
Solidária com a luta, Marcia também apoia a decisão da categoria de cruzar os braços diante da exploração e da proposta insuficiente dos banqueiros. “;Coragem companheiros. Vocês não podem aceitar o retrocesso. Os bancários têm que lutar por avanços, por isso o movimento grevista é legitimo. Lutem pelos seus direitos façam luta limpa, porém uma paralisação forte “;, destaca.