Trocar frauda, pegar o bebê com segurança e do jeito certo para a mamadeira ou mesmo no banho são técnicas que nem todos dominam, ainda mais os pais de primeira viagem. Esses foram tópicos do Curso Paternidade promovido pelo SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) na quinta-feira (9/11), das 19h30 às 21h30. Ainda foram abordados temas como a divisão de tarefas entre homens e mulheres, especialmente, depois da chegada do bebê. O próprio curso será realizado no ano que vem.
Ministrado pela técnica de enfermagem Fernanda Teles Bonatto Dorta, o curso é voltado para homens que vão ser pais em breve ou pretendem ser pai no futuro, porque o certificado não tem data de validade. O conteúdo programático do curso aborda saúde do bebê, direitos e deveres dos pais em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entre outros tópicos relacionados.
O curso é uma exigência para se obter licença-paternidade de 20 dias, uma conquistada da Campanha Nacional Unificada de 2016. As aulas são presenciais atendendo à cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários. O direito foi determinado pela Lei 12.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 8 de março de 2016.