Os sindicatos de trabalhadores de Piracicaba, ligados ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), decidiram pedir a substituição do atual subdelegado do trabalho local Carlos Moisés Rodrigues Lima de Almeida. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, dia 12 de março, durante reunião do Conespi, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares e Restaurantes de Piracicaba, localizado na rua XV de Novembro, 642, dentro das atividades dos seus 30 anos de atuação.
A decisão do Conespi de pedir a substituição do subdelegado foi tomada em função da pol ítica de trabalho desenvolvida por ele não tem tido a “;sintonia “; desejada pelo movimento sindical, como destacou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores ns Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Edson Batista dos Santos. Ele, inclusive, informou que chegou a encaminhar carta ao Subdelegado cobrando maior fiscalização.
De acordo com o secretário de Comunicação do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, o subdelegado, que tomou posse no in ício de março último, não tem atendido as expectativas do movimento sindical, no desenvolvimento de um trabalho mais ativo na defesa dos interesses dos trabalhadores. Além disso, Paiva destaca que o novo subdelegado também não conseguiu colocar em prática a determinação do delegado regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Márcio Pires Chaves, de promover em Piracicaba um grande seminário para discutir as questões relacionadas ao Fórum Nacional do Trabalho, com o objetivo de se discutir pontos ligados às reformas sindical e trabalhista, que devem ser retomadas pelo governo federal. “;Foi dado um prazo de 60 dias para a promoção deste Fórum e até agora não temos nada de concreto “;, completa.
De acordo com a presidente do Conespi, ângela Ulices Savian, foi dado um voto de confiança ao delegado do Trabalho no Estado, quando este nomeou o novo subdelegado, em substituição a Walter Innocêncio, mas este não tem atendido os anseios dos trabalhadores, inclusive colocando diversos obstáculos no atendimento às solicitações dos sindicalistas. Diante disso, o Conespi solicitará a substituição do subdelegado. Ela deixa claro que o movimento sindical não defende um nome, mas sim um trabalho que contemple as necessidades dos trabalhadores, que é de uma subdelegacia forte e atuante.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124