Conespi inicia coleta de assinaturas pela redução da jornada de trabalho

Os mais de 20 sindicatos da cidade que pertencem ao Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) estarão colhendo assinaturas para engrossar a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho. A decisão de realizar a campanha na cidade foi oficializada em reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 14 de fevereiro, na sede do Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Assessoramento, Per ícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis de Americana e Região (SEAAC), que se filiou no final do ano passado ao Conespi.
De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chiquinho, a campanha visa garantir a redução da jornada de trabalho por meio da aprovação da PEC 393/01 e demais iniciativas, incluindo metas graduais de redução até atingir 36 horas semanais, que tramitam no Congresso Nacional. A redução da jornada de trabalho é mais do que justa, como avalia o presidente do Conespi, e, por isso, a entidade decidiu engajar nesta campanha, transformando os sindicatos filiados em ponto de coleta de assinaturas. Atualmente, a jornada de trabalho, para a maioria dos trabalhadores, é de 220 horas mensais.
O presidente do Conespi, por sua vez, enfatiza, ainda, que um menor número de horas trabalhadas significa melhor distribuição da riqueza produzida. “;é a idéia de menos horas de trabalho, mais gente trabalhando e obtendo renda — melhorando, assim, o acesso ao consumo. E, em segundo lugar, porque essa é uma forma de não ficarmos de fora dos benef ícios proporcionados pelo crescimento da economia “;, diz.
Já o secretário de Comunicação do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, diz que “;se observa hoje, na indústria e no comércio, com maior intensidade, é que os trabalhadores para ampliarem a sua renda vêm fazendo uma quantidade excessiva de horas extras prejudiciais à sua saúde. Por outro lado, se há necessidade de horas extras há, então, a necessidade de novas contratações. Portanto, se as empresas, realmente, estão preocupadas em praticar a responsabilidade social, devem começar pelo emprego, porta de entrada da cidadania “;, diz. Paiva, lembra que diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba, entidade do qual é presidente, estiveram, na segunda-feira, em São Paulo, acompanhando o lançamento da campanha pela redução da jornada de trabalho.
Para ele, inclusive, o governo precisa dar a sua parte, promovendo uma urgente reforma tributária e estimulando ainda mais o desenvolvimento, a distribuição de renda a e a geração de emprego e renda.
CANTAREIRA -; O Conespi também decidiu estar participando da campanha pela reversão do Cantareira, uma iniciativa do Fórum Permanente em Defesa do Rio Piracicaba, que será encampada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, na noite desta sexta-feira, dia 15 de fevereiro. O objetivo da campanha, que também contará com coleta de assinaturas em todos os sindicatos, é elaborar um abaixo-assinado a ser entregue ao governador José Serra, solicitando a redução do volume de água desviado do Rio Piracicaba para o sistema Cantareira. “;Decidimos também nos engajar nesta campanha porque o Rio Piracicaba e em boa parte do ano fica agonizando com a baixa vazão, provocada também pelo desvio de água para o Cantareira “;, diz Chiquinho.

Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content