O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), reunido na manhã desta quarta-feira, dia 26 de março, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba e Região, ratificou apoio à greve dos motoristas do transporte urbano de Piracicaba, deflagrada nesta semana. Durante a reunião, os sindicalistas também decidiram intensificar a campanha de coleta de assinaturas para o abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho.
De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chiquinho, a entidade estará dando todo apoio à greve dos motoristas, que não aceitam a demissão de um funcionário. O secretário de Comunicação do Conespi, José Antonio Fernandes Paiva, juntamente com outros dirigentes do Conespi estão desde a tarde de terça-feira, 25 de março, participando ativamente do movimento paredista. “;Estamos dando o nosso apoio aos trabalhadores, uma vez que fomos chamados para tentar ajudar a categoria a resolver o impasse criado pelos empresários que fizeram a demissão. Aonde há trabalhador, nós estamos sempre dando apoio “;, diz Paiva.
Em função da greve, o Conespi reduziu os pontos de discussão da pauta da reunião, transferindo as discussões do primeiro de maio para a próxima semana, e enfocando principalmente a necessidade intensificar a campanha de assinaturas em defesa da redução da jornada de trabalho. “;Além de já termos transformado os sindicatos em pontos de arrecadação de assinaturas, também vamos levar esta campanha para as ruas da cidade, envolvendo o maior número de trabalhadores poss íveis “;, diz o presidente do Conespi.
A campanha de coleta de assinaturas em Piracicaba visa engrossar o movimento nacional em defesa da aprovação da PEC 393/01, que estabelece a redução da jornada até atingir 36 horas semanais. “;Defendemos menos horas de trabalho para garantir que mais trabalhadores possam encontrar emprego e, conseqüentemente, obtenham renda, melhorando, assim, o acesso ao consumo “;, destaca Chiquinho.
Durante a greve dos motoristas, o Conespi também colheu assinaturas para o abaixo-assinado.
Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124