ComEmprego discute formas de aproximar vagas e desempregados

14/03/2017 – 14:10

O presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva, sugeriu a criação de um banco de dados relativo à cursos de qualificação

Em momento de pleno desemprego como o atual, o grande desafio social é garantir que o trabalhador, enquanto está fora do mercado de trabalho, prepare-se para o surgimento da oportunidade de um novo emprego. Com esta conclusão, os membros da Comissão Municipal de Emprego (ComEmprego) de Piracicaba definiram na manhã de hoje (14/03) uma série de ações que têm como objetivo manter o ritmo da qualificação e gerar oportunidades para que osíndices de desemprego comecem a cair na cidade.

Como comissão tripartite, composta por Governo Municipal, representantes dos trabalhadores e dos empresários, a ComEmprego tem desenvolvido e avançado em diálogos que visem encontrar caminhos para o desenvolvimento da econômica local que tenham como resoltado a geração de emprego. Atualmente presidida pelo Secretário Municipal de trabalho e Renda, Evandro Evangelista, a comissão também reúne informações dos três segmentos a fim de, em consenso, encontrar e implementar pol ítica públicas voltadas a manutneção e inclusão do trabalho no mercado.

Uma das propostas discutidas e definidas hoje foram os estudos para melhor a comunição entre as diversas entidades que reúnem vagas e também promovem cursos de qualificação gratuitos. é o caso do Senai (Serviço Nacional da Indústria) e Senac (Serviço Nacional do Comércio que, após uma pesquisa de mercado, disponibilizam cursos com 100% de bolsas conforme a vocação da demanda identificada. A ETEC, Centro Paula Souza, oferece curso desde que seja demandada pela sociedade.

A própria Semtre também oferece cursos gratuitos. No entanto, a demanda identificada no setor público é bastante diferente do setor privado. “;Precisamos melhorar então esta comunicação entre as entidades e entender o porque do poder público ter uma demanda tão alta e as privadas muitas vezes não preenchem suas turmas “;, disse Evangelista.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, membro da comissão, sugeriu que fossem unificadas estas informações para que sejam inclu ídas no site da Secretaria Municipal de trabalho e renda (Semtre) e em todas as demais entidades integrantes da ComEmprego. A proposta foi de pronto aceita pelo secretário e definida como encaminhamento da Comissão.

Outra ação que a ComEmprego vai intensificar através de Evangelista é reunir-se com grupos de profissionais de Recursos Humanos existentes nas cidades, vinculados a sindicatos patronais e também outros independentes, afim de informar todo o funcionamento da secretaria e buscar fazer a integração das vagas ofertadas. “;Também vamos fazer visitas nas próprias empresas para explicar nosso funcionamento e como podemos melhorar nosso atendimento ao trabalhador que aqui busca uma oportunidade de recolocação no mercado “;, disse.

Paiva analisou ainda que, como representante do trabalhador bancário, a experiência de recrutamento dos bancos precisa ser considerada. “;Hoje os bancos, como diversas empresas, recrutam através dos seus sites, sem intermediação. Nosso desafio é fazer com que o trabalhador conheça o caminho e esteja preparado para atender à demanda do mercado “;, finalizou.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content