O desenvolvimento da construção civil e da qualificação profissional podem ser os caminhos para a retomada da geração do emprego no munic ípio de Piracicaba. Essa foi a tônica das discussões que aconteceram no Sindicato dos Bancários de Piracicaba na reunião ordinária da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (ComEmprego). A comissão está preocupada com a necessidade de geração de emprego no munic ípio o que levou o presidente da ComEmprego, José Antonio Fernandes Paiva, que aposta nessas direções para ampliar o n ível de emprego no munic ípio, a convidar o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta, e o Secretário do Trabalho e Renda, José Luiz Ribeiro, para a reunião. O encontro reuniu representante das bancadas dos trabalhadores, do poder público e do empresariado, foi marcado por um balanço do trabalho já realizado neste ano e com foco para as necessidade de os diversos segmentos da sociedade se unirem visando o desenvolvimento de ações que garantam a geração de emprego em Piracicaba.
O Prefeito Barjas Negri tratou sobre “;Os impactos do desemprego no serviço público e na vida dos trabalhadores “;. Em sua fala, o Prefeito relatou sobre o efeito do desemprego para o poder público. “;A pessoa quando fica desempregada passa a utilizar mais os serviços públicos como escolas, o sistema único de saúde, e em alguns casos sem condições para o pagamento do aluguel e migra para as favelas, locais que, por exemplo, tem maior risco de mortalidade infantil, tudo isso passa a ser ainda mais a nossa preocupação “;. Barjas comentou que até 2018 a habitação foi um dos grandes pilares da geração de empregos, e aposta no setor para movimentar a empregabilidade. “;Nós estamos apostando para as próximas meses que as novas verbas para os programas habitacionais estimulem novamente o crescimento no setor da construção civil, além de atualmente a prefeitura ter como projeto a construção de mais seis unidades de saúde, tudo isso aumenta bastante a demanda deste setor, e consequente em outros setores da economia “;.
De acordo com o Prefeito, atualmente as vagas de emprego em Piracicaba estão sendo geradas pelo setor industrial. Em 2019, foram até momento 1300 novos postos de trabalho, “;graças a empresas que aproveitaram a crise para crescer “;.
Paiva destacou a importância do investimento no capital humano, e intelectual para o crescimento. Para ele, a formação para a mão de obra é de suma importância, tanto para as empresas, quanto para o mercado. “;Piracicaba conta, felizmente, com escolas técnicas e profissionalizantes, que possuem uma diversidade e qualidade nos cursos de qualificação, e precisamos aproveitar. O empresário sabe que é preciso investir no capital intelectual, a tecnologia vem ganhando, mas que é trabalhador que faz toda a diferença, precisamos deixar isso claro, em tempos de indústria 4.0 não podemos deixar de investir no capital humano, sem o trabalhador, a economia não gira, o sistema público fica sobrecarregado, diminui o consumo, e todos perdem “;, avalia.
O presidente da ComEmprego foi enfático ao dizer que é preciso a união dos diversos segmentos, com a participação do poder público, visando ajudar a alavancar a economia local. “;Temos que nos unir, uma vez que com o trabalhador empregado é a garantia de ampliação do consumo e, consequentemente, de mais qualidade de vida para nossa população “;, disse.
Qualificação é a base do trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria do Trabalho e Renda (Semtre), de acordo com o Secretário, José Luiz Ribeiro. Segundo ele, as ações da Semtre estão intensamente voltadas essa área. “;Temos que pensar em qualificação, pois hoje as empresas exigem muito mais do trabalhador, diante de tanta tecnologia que está sendo implantando em todos os setores, precisamos ter profissionais qualificados para o mercado. Por isso, o nosso foco que tem tido grande sucesso são cursos de qualificação que estamos fazendo em parceria com algumas escolas e empresas. Só até setembro deste ano somamos 1.530 formados nos cursos oferecidos pela secretaria, cursos que além de teoria formam os profissionais para a prática do dia a dia “;, contou.
O Presidente da Câmara, Gilmar Rotta, ressaltou o comprometimento da Casa com os projetos e necessidades populares. “;A Câmara está de portas abertas para todos os projetos que tragam melhorias e mudanças para o povo, e eu coloco a presidência a disposição para tratar de todas as discussões necessárias para construir uma cidade melhor, o que nós enquanto poder legislativo queremos é o melhor para o cidadão piracicabano, e o crescimento da cidade, e sabemos que isso não será poss ível sem geração de empregos, é do emprego que vem a renda, que se movimenta todos os outros setores “;.
Durante a reunião também foi aprovado entre os membros um indicativo para o Conselho Estadual do Emprego, e o Conselho Municipal que irá viger em 2020 de cursos técnicos e profissionalizantes a serem oferecidos nos próximos semestres a fim de melhorar a qualificação e empregabilidade.