Ao passar o cargo de presidente da Comissão Municipal de Emprego (Com-Emprego) à secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, na última terça-feira, no Centro C ívico, fiz questão de ressaltar que continuarei o trabalho já iniciado de manter esforços pela redução da jornada de trabalho, como mecanismo de gerar mais empregos, e garantir maior qualidade de vida aos trabalhadores. Aliás, a fomentação de pol íticas para a geração de empregos é a principal função da Com-Emprego, criada em Piracicaba no ano de 1997, e constitu ída de 18 membros indicados, respectivamente pelos trabalhadores, governo e empresariado.
Ao passar esse cargo, agora para a bancada do governo, faço questão de apresentar um breve resumo do trabalho desenvolvido ao longo deste ano de mandato, quando estive pela segunda vez à frente da presidência da Com-Emprego. Quando assumimos esta missão, t ínhamos como meta intensificar o trabalho pela criação da Secretaria Municipal de Emprego, Trabalho e Renda, o que acabou se concretizando. Sem dúvida, esta Secretaria vem para ser um importante instrumento de gerenciamento de pol íticas voltadas à defesa do emprego e renda no munic ípio, concretizando um sonho dos trabalhadores piracicabanos, liderados pelo movimento sindical de Piracicaba, em que o Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) esteve sempre na vanguarda.
Agradeço ao prefeito Barjas Negri, que acompanhou a transmissão do cargo, pelos elogios dispensados à Com-Emprego, pelo compromisso e o trabalho desenvolvido, com total apoio à realização dos cursos, pelo munic ípio, de qualificação de mais de 300 desempregados, através da recém-criada Secretaria de Emprego e Trabalho.
Aproveito, ainda, para, neste breve balanço, também destacar que no per íodo em que estivemos à frente da Com-Emprego, esta Comissão ajudou na reestruturação do Ministério do Trabalho e Emprego em Piracicaba, com sens ível melhora nos serviços prestados no pagamento do seguro-desemprego, na emissão de Carteira de Trabalho, assim como fizemos uma forte discussão em torno do estágio e do aprendiz, que nos dá um norte para tratar deste tema. Neste per íodo, também conseguimos assegurar junto ao governo federal mais de R$ 1,3 milhões para a instalação do Centro Público de Emprego e Renda, assim como aprofundamos a discussão sobre a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.
Aproveito para agradecer cada membro da Com-Emprego, que à sua maneira, contribuiu para que o nosso trabalho atingisse os objetivos de gerar oportunidade de emprego e renda para um maior número de trabalhadores, assim como ratificamos o nosso compromisso de apoiar as iniciativas que visam a qualificação dos trabalhadores, compromisso também assumido pela nova presidente desta Comissão.
José Antonio Fernandes Paiva é presidente do Sindicato dos Bancários e integrante da Comissão Municipal de Emprego de Piracicaba (Com-Emprego)