Na quinta-feira, 21, foi realizado o Encontro Regional dos Bancários (Erban), em Caraguatatuba, da Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Feeb-SP/MS). O SindBan mais uma vez marcou presença nas discussões sobre a situação da categoria bancária, o panorama econômico para a luta por melhores salários, segurança e condições de trabalho, visando a Campanha Salarial 2015.
Além de Piracicaba, participaram dirigentes sindicais das cidades Andradina, Araçatuba, Corumbá, Franca, Jaú, Lins, Navira í, Presidente Venceslau, Ponta Porã, Ribeirão Preto, Sorocaba, Três Lagoas e Votuporanga.
O PL 4330/2004 foi destaque do Erban. Toda a tramitação do projeto foi apresentada aos dirigentes. Como mediador da mesa de debates, o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, falou das consequências da aprovação do projeto, como o desemprego, baixos salários e o aumento de acidentes de trabalho.
Autocr ítica -; Paiva falou sobre a necessidade de reestruturação do movimento sindical diante do cenário econômico e pol ítico atual. “;Embora tenhamos um processo de crise econômica, o lucro do sistema financeiro está em alta. Precisamos nos organizar, saber quais ferramentas utilizamos para construção de novas lutas contra os banqueiros e o discurso pautado pela direita que culpabiliza o trabalhador. “;
Contra metas abusivas – Além disso, Paiva expôs a urgência dos sindicatos da Federação ir às ruas contra as metas abusivas e o assédio moral dos bancos, antes da Campanha Salarial. “;Os bancários estão morrendo dentro dos bancos! Tivemos três casos em Piracicaba de funcionários jovens sofrendo AVC, crise de depressão por conta da pressão. Os sindicatos da Federação têm que ir às ruas. “;
DIEESE -; Economista do Dieese, professor Marco Antônio, ministrou palestra “;Conjuntura nacional e bancária: elementos para reflexão “;, durante o encontro. O palestrante divulgou dados econômicos do pa ís, destacando o desemprego, o aumento real do salário m ínimo, aprovação do PL 4330, a pol ítica recessiva, ajustes fiscais e a consequência da crise econômica para os banqueiros. “;Quanto mais a crise se agrava, mais os bancos lucram. “;
Grupos de discussão – Atualização das reivindicações da categoria foram discutidas durante o Encontro. Na pauta, assuntos como remuneração e emprego, saúde, segurança e igualdade de oportunidades. Dirigentes sindicais buscam melhoria de salários, benef ícios, planos de carreira, contratação de negros no sistema financeiro, PLR, mais empregos, estabilidade e melhores condições de trabalho.
Encontro Regional dos Bancos Privados – Dirigentes sindicais do SindBan estiveram presente no Encontro Regional dos Funcionários dos Bancos Bradesco, Itaú, Santander e HSBC na quarta-feira (20), em Caraguatatuba, debatendo questões espec íficas para a Campanha Salarial 2015. Os temas servirão como base para os Encontros Nacionais dos bancos privados, que acontecem nos dias 26 e 27 de maio, em São Paulo.