Recorrer ao PDV já virou rotina para a diretoria da Caixa Econômica Federal, nesta sexta-feira o banco deve anunciar mais um novo programa de demissão voluntária (PDV) aos seus funcionários. Os empregados serão informados sobre o assunto nos canais de comunicação interna do banco.
O SindBan já havia antecipado a informação de que a Caixa faria um novo PDVE em reportagem.
Caixa deve reabrir PDV
De acordo com o dirigente sindical, Ubiratan Campos do Amaral, é importante levar em consideração o momento terr ível que vivemos na história do Brasil. O governo atual está comprometido com o capital privado que e nesse cenário vale tudo para agradar o tal “;mercado “;. “é importante ressaltar que o PDVE também é um golpe contra a população. O que levará muitos trabalhadores às agências da Caixa e que estão sendo enxugadas. As condições de trabalho estão sendo precarizadas e vai inviabilizar o atendimento à população”, critica.
O programa a ser lançado neste ano terá as mesmas condições e “;vantagens “; do programa lançado ano passado. Nesta edição a direção do banco tem como meta atrair entre 5 e 7 mil empregados.
Vale lembrar que desde 2015 a direção da Caixa, vem ano após ano, apresentando aos seus empregados planos de demissão/incentivos a aposentadoria e consequentemente planos de sucateamento da entidade. “;Em 2014, a Caixa chegou a ter cerca de 105 mil empregados. Atualmente, esse número não passa de 87 mil. Uma redução de aproximadamente 17% “;, comenta Ubiratan.
PDVE 2018
Os empregados da Caixa que já estão aposentados pelo INSS ou que vão adquirir essa condição poderão aderir ao PDVE. Os trabalhadores com no m ínimo 15 anos de efetivo exerc ício de trabalho, além dos empregados com adicional de incorporação de função até a data do desligamento (esse último, sem exigência de tempo m ínimo de trabalho na Caixa), também vão poder aderir ao programa.
Para tornar o PDVE atrativo, a Caixa oferece indenização de 10 salário l íquidos (limitado a R$ 500 mil) e a manutenção do plano de saúde (Saúde Caixa).