Caixa aberta aos sábados: SindBan envia notificação contra a decisão da instituição

15/02/2017 – 18:20

Decisão, divulgada nesta terça-feira (14), não foi discutida com os empregados e descumpre o Acordo Coletivo

A Caixa Econômica Federal divulgou à imprensa, nesta terça-feira (14), o calendário para saque do FGTS inativo. Antes mesmo de informar seus empregados, a instituição comunicou que quer abrir agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento, que serão realizados entre os meses de março e julho de 2017. Contra a decisão da instituição, o SindBan (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) encaminhou uma notificação registrando o protesto contra a forma que a instituição decidiu a abertura.

Segundo o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, essa decisão tinha que ser tomada após conversa com os representantes dos empregados. “;O trabalho no sábado, além de desrespeitar Lei Federal, inviabiliza o usufruto do repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto no acordo coletivo, essa decisão precisava ter sido discutida com os trabalhadores. Um melhor atendimento à população pode ser feito com a contratação de mais empregados, por exemplo. A Caixa está fazendo o contrário, aumentando a sobrecarga de trabalho e diminuindo o número de bancários “;, defendeu o dirigente sindical.

Com exceção do mês de abril, por conta da Semana Santa, a Caixa quer abrir as agências no dia 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O saque do FTGS será feito por mais de 10 milhões de brasileiros, que segundo o Governo Federal, poderão sacar carda de R$ 30 bilhões de reais do fundo. Para o diretor do SindBan, Ubiratan Campos do Amaral, ao invés de contratar mais bancários para o atendimento, o banco perderá empregados com o anúncio do PDVE (Programa de Desligamento Voluntário Extraordinário.

“;A partir de março, a Caixa vai reduzir em 10 mil o número de empregados por conta do PDVE, os trabalhadores que permanecerem precisarão sobrecarregar o trabalho para conseguir atender os milhões de brasileiros que irão realizar o saque. é um desrespeito da direção do banco, os empregados não são obrigados a trabalhar no sábado, que é o descanso remunerado, nossa luta por mais contratações continua “; explica Amaral.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content