Bradesco, BB, Itaú e Santander vão unificar caixas eletrônicos

Os maiores bancos do Brasil fecharam um acordo que possibilitará a expansão da rede compartilhada de terminais de autoatendimento da rede Banco24Horas. A expectativa é que em um prazo de quatro anos parte dos caixas eletrônicos das instituições financeiras seja substitu ída por terminais que podem ser acessados por clientes de diferentes bancos.
“;Isso vai garantir um aumento de eficiência e maior capilaridade. O cliente bancário será o principal beneficiado com esse acordo “;, afirmou Jaques Rosenzvaig, diretor-geral da TecBan, companhia que administra a rede Banco24Horas.
Segundo dados da companhia, a rede de caixas eletrônicos de autoatendimento é de cerca de 200 mil terminais, sendo que 27 mil estão fora de agências bancárias ou locais com acesso restrito. Desses 27 mil, quase 16 mil já são da rede Banco24Horas e os demais com a marca de cada banco. Portanto, o potencial para troca é de 11 mil terminais.
O fechamento do acordo foi antecipado pelo GLOBO em 7 de fevereiro, quando faltava apenas a aprovação da operação pelo conselho de duas instituições financeiras.
Os principais bancos do pa ís são acionistas da TecBan (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Citibank, Caixa e HSBC), o que justifica a expansão da rede compartilhada, que já ocorre em outros pa íses. Para as instituições financeiras, uma das vantagens desse processo, além da economia, é deixar de se preocupar com a segurança dos caixas eletrônicos fora das agências. Nos últimos anos, tem crescido o número de assaltos a esses terminais.
A TecBan espera atingir até 2020 o número de 34 mil terminais de autoatendimento, ou seja, o dobro do atual.
Para o cliente bancário, não deve haver mudanças em termos de custo para o acesso a esses caixas eletrônicos. Isso porque uma resolução do Banco Central, segundo Rosenzvaig, determina que o uso dos terminais de autoatendimento deve ter o mesmo custo, independentemente da rede (própria ou compartilhada).
Nesse caso, o cliente deve consultar com o seu banco o limite de transações que pode fazer sem pagar tarifas adicionais. Além dos acionistas, bancos associados à rede Banco24Horas (em geral bancos de menor porte), se beneficiarão do aumento da rede de caixas compartilhados. As instituições financeiras ressaltaram que a entrada em vigor do novo acordo está sujeita a algumas condições suspensivas, incluindo a aprovação por autoridades regulatórias.
Fonte: Feeb-SP/MS

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content