Procon foi sem avisar Procurador do munic ípio chegou de surpresa nos bancos da área central; demora na fila gerou multa Um banco autuado e três advertidos. Esse foi o resultado da blitz que o procurador jur ídico da Prefeitura de Piracicaba, Sérgio Bissoli, realizou ontem de manhã em cinco agências bancárias da área central. A chegada de Bissoli, acompanhado de técnicos do Procon local, chamou a atenção de clientes, dos próprios funcionários e gerentes de algumas das unidades que tentavam justificar as irregularidades. O tempo de espera nas filas dos bancos tem sido alvo constante de reclamação. Também foi tema de várias reportagens divulgadas pela Gazeta. Na semana passada, idosos reclamaram da demora na fila da Nossa Caixa. Na ocasião, a gerência informou que não há senha no local e que o grande movimento era por causa do pagamento de todo o funcionalismo, que acontece num único dia no Estado inteiro. A blitz foi surpresa até mesmo para os técnicos do Procon, que receberam ordem para estar ontem, às 10 horas, na garagem da prefeitura, onde foram informados da fiscalização que fariam aos bancos. “Mantive segredo para que nenhuma informação chegasse aos bancos antes da gente”, explicou Bissoli. A primeira entrada da equipe foi no Itaú, que estava com 14 pessoas na fila, porém a senha número 001 continuava na máquina. “Adverti a gerência para que coloque um funcionário para orientar as pessoas a pegarem a senha, senão não temos como fiscalizar o tempo de espera nas filas”. Em seguida, Bissoli foi para o Bradesco, onde também aplicou advertência porque a máquina que emite senhas estava quebrada. Apesar de a gerência ter explicado que o equipamento apresentou defeito anteontem, Bissoli disse que não justifica a falta da senha. “A senha pode ser manual e é obrigatória”, declarou. O gerente Marcelo Gomes da Silva não quis assinar a advertência, observação escrita no laudo pelo técnico Eduardo Mescolotti. Ele disse à imprensa que não iria se pronunciar.Caixa Federal é autuada e será multada A Caixa Econômica Federal foi autuada, mas a multa será aplicada pelo Procon Estadual, porque o tempo de espera na fila foi 43 minutos, ou seja, quase três vezes mais que o excedente aceito dentro da Lei Municipal 5.710, de 4 de abril de 2006, que é de 15 minutos. “O cliente esperou 16 minutos a mais, a multa já passa para o Procon Estadual”. Para computar o tempo de espera, um fiscal do Procon permaneceu na fila. A reclamação também partiu de pessoas que se utilizam dos serviços. O auxiliar administrativo Jonatas Henrique, 21, chegou na CEF às 11h07 e pegou a senha 113. às 11h35 permanecia na fila aguardando a vez, enquanto o caixa ainda atendia a pessoa que tinha a senha de número 99. Aldito José da Silva, 54, pegou a senha 123 às 11h12. às 11h40 estava na fila e o caixa atendia a senha de número 101. “Fora que fiquei duas horas na outra fila só para pegar um papel”, reclamou. DIFERENCIAL. O gerente-geral da Caixa Econômica Federal, Rovilson Ribeiro, disse que a Caixa, por prestar serviços ao trabalhador em geral, tem uma demanda diferenciada de pessoas a serem atendidas diariamente na agência central. “Atendemos ainda os casos de Habitação e questões sociais, mas procuramos fazer da melhor maneira para dar atendimento com qualidade”, afirmou. População reclama pouco O técnico Eduardo Mescolotti informou que o Procon de Piracicaba atende quase 20 mil pessoas por ano, que não é uma quantidade grande pelo porte da cidade e que pouqu íssimas pessoas reclamam de ficarem horas nas filas dos bancos. Quem se sentir prejudicado pode ligar para o 3403-1392/1393, das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira. Bissoli disse que os bancos não orientam os clientes a pegar senha. “é Lei e eles têm de cumprir”.
Blitz do Procon de Piracicaba fiscaliza e autua banco
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