BB é autuado em Operação “Sem ar não tem clima para trabalhar”

O Banco do Brasil foi autuado por colocar a saúde dos trabalhadores em risco na agência da Avenida Doutor Edgard Conceição, no bairro Paulista, em Piracicaba. O auto de infração foi entregue na manhã desta terça-feira, 18, na sede do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), em Piracicaba.
O banco recebeu o auto de infração nº 823, após vistoria realizada na agência pelo engenheiro Adilson Novello – como membro da equipe de Vigilância Sanitária de Piracicaba – no dia 13 de fevereiro. Segundo o auto, verificou-se durante a inspeção variação na temperatura nos postos de trabalho contradizendo a Norma Regulamentadora 17, aprovada pela Portaria 3.214/78 e a Resolução -; RE nº9, de 16 de janeiro de 2003, colocondo a saúde dos trabalhadores em risco.
Ainda segundo o auto de infração, fica concedido o prazo de dez dias ao banco para defesa ou impugnação do Auto para, posteriormente, o estabelecimento regularizar o local de trabalho sujeito à multa, caso não atenda a solicitação. “;Nossa intenção não é punir, mas resolver o problema. A variação de temperatura registrada na agência fere as condições de trabalho dos bancários e de atendimento aos clientes, por isso deve ser regularizado “;, afirmou a coordenadora do Cerest Piracicaba, Clarice Bragantini.
O presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antonio Fernandes Paiva, salientou durante a entrega da autuação que o gerente da agência enviou 23 pedidos ao banco de que providenciassem o conserto ou a troca dos aparelhos de ar condicionado. “;O gerente nos mostrou os e-mails encaminhados. O Banco respondia que o problema seria resolvido, o técnico arrumava o aparelho, porém no outro dia o aparelho novamente quebrava. Conversamos com um técnico que esteve na agência e o mesmo informou que os aparelhos já estão velhos demais e não comportam mais a necessidade da agência e que a informação foi repassada ao Banco do Brasil. O que é inadmiss ível é que um Banco que lucrou mais de R$ 15 bilhões em 2013 não ofereça condições dignas de trabalho aos seus funcionários “;, disse Paiva.
O gerente que recebeu e assinou o Auto de Infração afirmou que acha importante o trabalho do Sindicato e do Cerest na fiscalização, pois o trabalhador precisa ter condições m ínimas de trabalho.
VISTORIA -; A temperatura m ínima registrada na agência durante a vistoria foi de 24ºC na mesa da gerência, localizada próxima ao aparelho de ar condicionado. Porém, foi registrada na mesma agência, no local de atendimento aos clientes, uma temperatura de 31,9ºC, ou seja, 34% a mais que o permitido, ou 8,9ºC acima do permitido por lei. A umidade do ar também ficou abaixo da permitida em algumas mesas da agência, segundo a NR 17. A média foi de 35% a 42,8%.
CAMPANHA -; O SINDBAN lançou a Campanha “;Sem ar não tem clima para trabalhar “; no dia 7 de fevereiro, em Piracicaba, após denúncias que bancários e clientes levavam à diretoria do SINDBAN sobre a falta de manutenção dos aparelhos de ar condicionado em várias agências da cidade.
Uma equipe de diretores, funcionários e assessores do Sindicato foi aos bancos conferir como estava o clima dentro das agências e fechou três delas (Banco do Brasil da Avenida Doutor Edgard Conceição e da Praça Takaki, ambas localizadas no bairro Paulista, e Itaú Centro) por falta de condições de trabalho.
AMPLIADA -; A Campanha fez tanto sucesso que foi ampliada para a FEEB-SP/MS (Federação dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) que atende 23 sindicatos, representando 463 cidades dos dois Estados. Paiva, como 2º vice-presidente da Federação, mostrou o resultado da Campanha em uma reunião da Federação ocorrida em São José do Rio Preto na última quinta-feira, 13. Os dirigentes gostaram da iniciativa do SINDBAN e decidiram ampliar a Campanha para todos os sindicatos filiados à Federação.
Texto e fotos: Michelle Bottin

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content