Os seis maiores bancos do pa ís terão que prestar contas ao governo sobre os serviços cobrados nos pacotes oferecidos aos clientes.
Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander foram notificados, ontem, pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.
Segundo Amaury Oliva, diretor do DPDC, os bancos terão prazo de dez dias para apresentar as respostas e a documentação solicitadas. Conforme revelou a Folha, a falta de transparência nos serviços inclu ídos nos pacotes já havia chamado a atenção do Banco Central.
De acordo com o diretor, a preocupação é saber ser o cliente está sendo devidamente informado sobre o que está pagando e também quais os serviços que ele não precisa ser cobrado.
Técnicos do governo têm ind ícios de falta de informações, o que dificulta a liberdade de escolha dos clientes, e temem que serviços que deviam ser grátis estejam sendo tarifados indiretamente.
Segundo Oliva, numa análise prévia nos sites dos bancos, foram identificados vários problemas.
“Um deles tem pacotes especial, completo e pleno. Isso não significa nada para o consumidor. Nos três casos, o consumidor acha que está comprando um serviço completo. Não há diferenciação.”
HSBC, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander disseram que vão prestar os esclarecimentos solicitados.
O Banco do Brasil disse que “cumpre integralmente as normas do Banco Central relacionadas à oferta de produtos e serviços”. A Caixa afirmou que “tem como pol ítica esclarecer aos clientes, com transparência, as condições de seus produtos e serviços”.
Fonte: Folha de S.Paulo