Bancários voltam à mesa com a Fenaban

Rodada de negociação na terça-feira 15 volta a tratar de saúde e condições de trabalho. Na quarta, o debate será sobre remuneração

O Comando Nacional dos Bancários volta à mesa de negociação com a federação dos bancos (Fenaban) na terça 15 para tratar da saúde da categoria. O tema já foi debatido nesta campanha, em uma rodada com dois dias de discussões no in ício de setembro.

No primeiro dia, em 2 de setembro, os bancos reconheceram que pode haver excessos na cobrança de metas por parte dos gestores e aceitaram uma das reivindicações: informar as soluções dadas aos casos de assédio moral apurados também pelos canais internos dos bancos. Outro compromisso é avaliar a inclusão de uma cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que garantirá ao empregado o direito de pedir realocação quando estiver sendo comprovadamente assediado e a empresa avaliará a possibilidade.

Sobre metas, a posição da Fenaban segue a mesma: estão “;em conformidade “; com o respeito ao trabalhador e não são excessivas. Para eles, a questão é a forma como são distribu ídas nos locais e se os indiv íduos têm os instrumentos necessários para batê-las. Os representantes dos bancários insistiram na importância de criar uma cláusula que pro íba a pressão excessiva e as metas abusivas.

Remuneração -; Lucro de R$ 36,1 bilhões em seis meses. Esse resultado, alcançado pelos cinco maiores bancos em operação no Brasil (BB, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander), é 27,4% mais alto que no primeiro semestre de 2014.

O que poderia parecer um feito para outros setores -; ganhar tanto em plena crise econômica internacional -;, para os bancos é rotina. Repetem essa atuação há décadas, seja em que cenário for.

Sabedores disso, e de quanto devem aos seus funcionários -; cujo trabalho pesado é em grande parte responsável por todo esse resultado -;, os integrantes do Comando Nacional dos Bancários voltam à mesa de negociação com a Fenaban na quarta-feira 16, para debater as reivindicações de remuneração.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content