Bancários participam do lançamento da campanha pela redução da jornada de trabalho

Diretores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região engrossaram a manifestação realizada na última segunda-feira, dia 11 de fevereiro, que marcou o lançamento da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho. Estiveram participando os diretores Paulo Cherles Manarim, Marcelo Abrahão, João Francisco Eloy e o assessor Edson Medina. O evento aconteceu na Praça Ramos, centro da cidade de São Paulo, e reuniu centenas de manifestantes.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, José Antonio Fernandes Paiva, é preciso urgentemente reverter a trajetória de precarização do mundo do trabalho, retomar o crescimento econômico e gerar empregos, e a redução da jornada de trabalho é a alternativa mais rápida e eficaz. “;O potencial de geração direta de novos postos de trabalho com a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais chega a 2,2 milhões de empregos “;, diz ele com base em cálculos feitos pelas centrais de trabalhadores.
Paiva destaca que apesar de os bancários já terem uma jornada de trabalho de 30 horas semanais “;decidimos estar participando deste movimento, deflagrado pelas centrais sindicais, para apoiarmos esta luta, uma vez que o trabalhador não precisa só de emprego, mas também de qualidade de vida “;. Durante a manifestação, foram distribu ídos panfletos explicando a luta histórica dos trabalhadores pela redução da jornada de trabalho, que no in ício do capitalismo era de até 18 horas por dia. Já em 1907, com uma greve geral no Brasil, envolvendo trabalhadores de São Paulo, Campinas, Santos, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, se conquistou a redução de algumas jornadas para 10 e até 8 horas diárias. A jornada de 8 horas diárias e 48 horas semanais só entrou na Constituição Brasileira de 1934, enquanto que na Constituição de 1988 se assegurou jornada de 44 horas semanais.
O lançamento da campanha visa garantir a redução da jornada de trabalho por meio “;da aprovação da PEC 393/01 e demais iniciativas, incluindo metas graduais de redução até atingir 36 horas semanais, que tramitam no Congresso Nacional “;, conforme cita o cabeçalho do abaixo-assinado.

Vanderlei Zampaulo -; MTb-20.124

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content