A greve nacional dos bancários seguiu crescendo em seu terceiro dia nesta quinta-feira, 29, ao paralisar 7.672 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 25 estados e no Distrito Federal. O número representa um aumento de 1.424 unidades fechadas a mais do que ontem. Em relação à terça-feira, primeiro dia do movimento, são 3.481 unidades a mais.
O balanço foi feito pela Contraf-CUT, a partir dos dados enviados pelos sindicatos até as 18h30. único estado ainda fora da mobilização, os bancários de Roraima aprovaram a deflagração de greve a partir da próxima segunda-feira, 3.
“;O silêncio dos banqueiros e do governo tem indignado os trabalhadores e fortalecido a greve, que caminha para ser uma das maiores dos últimos anos, enquanto a Fenaban não apresentar uma proposta decente, o movimento seguirá crescendo em todo pa ís “;, afirma José Antonio Fernandes Paiva, presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região. “;A retomada das negociações depende da Fenaban “;, completa.
Os bancários entraram em greve por tempo indeterminado após a quinta rodada de negociações com a Fenaban, ocorrida na última sexta-feira, dia 23, em São Paulo. Os trabalhadores rejeitaram a proposta de reajuste de 8% sobre os salários. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (5% de aumento real), valorização do piso, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), mais contratações, fim da rotatividade, melhoria do atendimento aos clientes, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades.
Solidariedade
Os bancários estão realizando atos em conjunto com os trabalhadores dos Correios, em greve há 16 dias. Além de fazer atos solidários, o Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região montaram um standard na Praça José Bonifácio em frente ao Banco do Brasil, para divulgar a 1ª Caminhada entre as Gerações, promovida pelo Lar Betel e Lar dos Velhinhos. Os cinqüenta primeiros bancários associados ao sindicato que queiram participar da caminhada o kit é gratuito. Para as demais pessoas o kit está vendo adquirido pelo valor de R$ 15,00; toda renda será destinada as entidades que estão promovendo o evento.
Bancários param 7.672 agências no terceiro dia da greve nacional
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook