Bancários escolhem nova diretoria para o Sindicato

Os bancários associados do Sindicato vão as urnas nesta terça e quarta-feira, 23 e 24, para escolher a nova diretoria que representará a categoria anos próximos quatro anos. A Chapa 1 -; Luta Bancária é a única que está concorrendo no pleito deste ano, sendo encabeçada pelo atual presidente da entidade, José Antonio Fernandes Paiva, que é funcionário licenciado do banco Itáu/Unibanco.
O processo eleitoral começou em 19 de janeiro, quando o Sindicato dos Bancários fez a publicação do edital de eleição nos três jornais impressos da cidade, atendendo à exigência do Estatuto da entidade sindical que indica que a publicação pode ocorrer até 180 dias da eleição. O Sindicato deu ampla divulgação às datas de registros de chapas, tornando assim o processo totalmente democrático, convidado todos os bancários através de campanha publicitária em diversas m ídias, entre elas busdoor, jornais e rádios, além da participação da diretoria em vários programas jornal ísticos.
Em fevereiro, os bancários que manifestaram interesse em participar do processo participaram de uma plenária. “;Como o número de candidatos era maior que o de vagas, e novas lideranças se propunham a participar da luta, foi realizado no dia 6, uma Convenção Regional que definiu coletivamente os critérios de composição da chapa “;, avaliou o presidente do Sindicato dos Bancários, José Antonio Fernandes Paiva. “;Uma semana depois era definida por consenso a composição da chapa que deveria ser inscrita, conforme edital e campanha publicitária entre 18 e 22 de fevereiro “;, disse.
Novo edital convocando Assembleia Geral para eleição da Comissão Eleitoral foi publicado no dia 23 de fevereiro, ficando assim constitu ída: José Antonio Fernandes Paiva (único membro nato, por ser o atual presidente da entidade), Ricardo Novaes (representando a FEEB-SP/MS -; Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Mauri Sérgio Martins de Souza (Contraf-Cut -; Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro), Odair Balioni (representando o Conselho da Cidade), Aldo Luis Rocha, Paulo Cherles Manarim (eleitos pela Assembleia), Marcelo Abrahão (representante da Cut/Regional Campinas), com secretária executiva Claudia Renata Novolette.
NOVAS CONQUISTAS
Em outubro de 2012, pensando em ampliar o atendimento aos associados e associadas, a diretoria começou a adquirir novos espaços que estavam sendo comercializados. Com a compra do prédio anexo à rua do Rosário, com 575,92 metros, o Sindicato passou de uma área de 1.180,25 m² para 1.75619 m². Em 2013, a diretoria continuou investindo em compra de áreas nas proximidades do Sindicato, adquirindo novos prédios que, juntos, somam 549,80 m², sendo assim, a entidade passou a ter uma área de 2.30599 m2, no centro de Piracicaba. “;Foi uma grande conquista para os bancários e bancárias “;, declarou Paiva.
CHAPA 1 LUTA -; BANCáRIA
A Chapa reúne conquistas histórias, com a maior participação de mulheres, de negros nos 54 anos da entidade. A primeira vez que a chapa tem duas pessoas com deficiência, além de ter 33% de renovação na composição e com 91% dos bancos representados com dirigentes em nove cidades da base. As principais propostas são de manter e melhorar o Núcleo de Qualidade de Vida, ampliar a luta contra o assédio moral, jornada de 6 horas, contra as metas abusivas, ampliar o espaço para educação e capacitação, criar pontos para cultura, melhorar as condições de trabalho, manter forte vinculação e articulação com os movimentos sociais e participação ativa nos conselhos da cidade, lutar por maior transparência pública, participar das lutas das centrais sindicais, manter a ampliar a organização dos aposentados, pensionistas e idosos, ampliar a intervenção do Sindicato nos fóruns da categoria, implantarmos de forma pioneira um trabalho de diagnóstico da pessoa com deficiência no trabalho bancários e desenvolver articulações para fazer a integração e valorização destes profissionais e ampliar as parcerias com convênios que disponibilizem aos nossos associados espaços de lazer, esporte e integração, com clubes, associações esportivas, entidades de classe e ou abrir um debate sobre a necessidade de um espaço próprio do Sindicato.
Texto: Ronaldo Castilho -; MTb 58.297

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content