Bancários de todo o pa ís iniciam paralisação a partir desta terça-feira (6) por tempo indeterminado, após rejeitarem a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste salarial de 6,5%, que sequer cobre a inflação de 9,57% e geraria perda de 2,8% nos salários. Em Assembleia Geral Extraordinária, na quinta-feira (1º), na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan), a categoria decidiu pela greve.
Segundo a presidenta em exerc ício do SindBan, Angela Ulices Savian, está prevista a adesão imediata das agências de Piracicaba e Santa Bárbara D`Oeste. “;Faremos forte paralisação nos dois munic ípios com maior número de agências. Piracicaba possui 58 agências e 1202 bancários. Já Santa Bárbara, 14 agências e 230 bancários. Podemos estender para outras cidades de nossa base “;, informa.
Negociações -; Os bancários estão em negociação com a Fenaban desde o dia 18 de agosto. “;Entregamos a nossa pauta no dia 9 de agosto e tivemos cinco negociações com os representantes dos bancos, que apresentaram apenas algumas cláusulas econômicas, que prejudicam a categoria, e nenhuma cláusula social, como melhores condições de trabalho, segurança e proteção ao emprego “;, critica Angela.
As principais reivindicações da categoria são o reajuste salarial de 14,78%, os vales alimentação e refeição no valor do salário m ínimo (R$880), a defesa do emprego, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, o fim da terceirização, a defesa das empresas públicas e a manutenção de direitos.
Atendimento à população -; A presidenta explica que não haverá preju ízos à população. “;Nós não paralisamos para prejudicar clientes e usuários. Muito pelo contrário. A categoria luta pela contratação de mais bancários como solução para reduzir as filas nos caixas, redução de juros, menos tarifas. “;
Angela ressalta ainda, que a população pode utilizar outros meios para a realização dos serviços bancários durante a paralisação. “;Temos 72h para avisar sobre a greve. Quem tem conta para pagar e não consegue antecipá-la, pode recorrer às agências lotéricas e até lojas de departamentos que aceitam a quitação de diversas contas. Além disso, há a internet e os caixas eletrônicos estarão funcionando normalmente, “; instrui.