Dirigentes sindicais do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região estiveram ontem (28) na sede da Feeb SP/MS (Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) para discutir os principais conflitos de ordem profissional e pessoal em que se encontram bancários e bancárias de nossa base de atuação. A pauta foi registrada em of ício e entregue aos representantes do banco Itaú, Marcelo Orticelli, diretor de RH e Marco Aurélio, superintendente de relações sindicais.
Entre os assuntos destacados no documento está a transferência de funcionários para outras cidades sem que haja diálogo com o bancário. O funcionário é mandado para outro munic ípio, no entanto, continua com a mesma remuneração, sem ajuda de custo ou promoção.
Outro fato registrado é a exigência por parte do banco para que alguns funcionários façam vendas casadas para alcance das metas, usando assédio moral e ameaças diretas de demissão para quem não atender essa imposição.
Todos esses fatores têm acarretado problemas de saúde nos bancários, que estão adoecendo e recorrendo cada vez mais a antidepressivos, agravando situações de transtornos na saúde mental e f ísica do trabalhador, gerando um aumento nos afastamentos por estes motivos.
Fernanda Moraes
Seeb Piracicaba