Bancários da Cooperativa dizem sim ao SINDBAN e rejeitam criação de uma nova representação

O SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) bloqueou a tentativa de criação de um sindicato fantasma para representar os bancários da Sicoob Cocrefocapi (Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana de Piracicaba). A ação rápida de mobilização e esclarecimento ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 8, na sede da Cooperativa em Piracicaba, frustrando a realização da assembleia.
A tentativa de efetivação de uma assembleia por entidades desconhecidas pela categoria foi rejeitada pelos bancários da Cooperativa, após esclarecimentos prestados por diretores do Sindicato e dirigentes sindicais do CONESPI (Conselho das Entidades Sindicais), representado por integrantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Piracicaba e Região, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Sindicato de Alimentação de Piracicaba, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba, Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Sindicato dos Condutores de Transportes (Motoristas), acompanhados por um amplo corpo de advogados do SINDBAN.
“;A realização desta assembleia é totalmente ilegal. Eles não poderiam convocar uma assembleia para mudança de representatividade dentro do estabelecimento do empregador, por isso fomos até lá, para garantir que uma ação fraudulenta não prejudicasse os bancários da Cooperativa que são representados por nós. Recebemos o apoio deles, pois não querem perder todos os direitos conquistados com muita luta nos últimos anos “;, afirmou a presidenta do SINDBAN, Angela Ulices Savian.
Angela enfatizou ainda que o representante do Sindicato que lá compareceu estava tentando tomar a força a representação do SINDBAN, obrigando os bancários a mudarem de categoria, os forçando a se associarem ao novo sindicato. “;Na Cooperativa existem bancários que são representados por nós há mais de dez anos e não querem mudar de sindicato, perdendo todos os benef ícios conquistados ao longo de 55 anos de lutas. Mostramos nossa Convenção Coletiva e a Convenção do outro sindicato, apresentando todos os preju ízos que teriam com a mudança “;.
A tentativa de retirar os bancários da Cooperativa do enquadramento do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região foi frustrada pela rápida ação dos envolvidos, garantindo assim que os bancários continuem sendo representados pelo SINDBAN, além de garantir todos os benef ícios da Convenção Coletiva de Trabalho da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). “;Os bancários da Cooperativa não querem mudar de Sindicato. Eles disseram sim ao SINDBAN e querem continuar sendo representados por nós, um Sindicato honesto que não precisa convocar uma Assembleia às escuras. Os bancários da Cooperativa merecem uma Convenção Coletiva justa, não esta com menos direitos que estão tentando empurrar a força “;, ressaltou a presidenta.
O presidente licenciado do SINDBAN e vereador pelo PT em Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, foi chamado a comparecer no local para testemunhar os fatos e esteve presente, acompanhado da assessora do CONESPI, Leila Motta Paiva. “;Estamos aqui para garantir que as discussões são de divergência pol ítica, mas assegurando a integridade f ísica de todos, inclusive dos que tentavam o golpe sindical “;, falou.
Texto: Michelle Bottin DRT-PR 7704
Fotos: Elison Godoy Ferreira

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content