Bancários analisam economia em Seminário Nacional do Sistema Financeiro

Delegadas e delegados de todo o Brasil deram in ício à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, na manhã desta sexta-feira, 29 de julho, em São Paulo, com a realização do 1º Seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade. A Conferência seguirá até o domingo, 31, e culminará na definição da pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Nacional 2016.

O primeiro painel temático abordou as transformações no sistema financeiro e seus impactos no mundo do trabalho e contou com exposições do doutor em Economia pela Unicamp, Luiz Gonzaga Belluzzo, e do doutor em Ciências Econômicas pela Escola Central de Planejamento e Estat ística de Varsóvia, Ladislau Dowbor.

Nas duas exposições, foram tratadas questões de conjuntura interna e externa e as transformações no mundo financeiro nas últimas décadas. Luiz Gonzaga Belluzzo destacou que, na atual derrocada de um sistema econômico que não consegue mais se sustentar em todo o mundo, é preciso pensar no futuro do mundo do trabalho. “;Não adianta recorrer a fórmulas velhas. é preciso pensar em como será o socialismo do século XXI, que deve ser da liberdade, da diversidade e da igualdade “;, afirmou o economista.

Já Ladislau Dowbor focou sua análise no sistema econômico brasileiro e ao grave cenário de juros extorsivos que travam a economia. O professor explicou que a taxa Selic alta é um mecanismo em que o Estado é utilizado para transferir dinheiro dos impostos pagos por todos os brasileiros para os bancos, que detêm t ítulos da d ívida pública. Este dinheiro, que chegou a R$ 500 bilhões em 2015 e corresponde a quase 10% do PIB, deixa de fomentar a economia e passa para as mãos de quem não produz.

“;Precisamos do apoio de toda a comunidade que trabalha no sistema financeiro e de um esforço conjunto para elaborar uma visão de reorientação do sistema financeiro nacional. Que os trabalhadores se apropriem de uma visão que resgate a função essencial deste sistema de intermediação financeira, no sentido de fomentar efetivamente a economia “;, ressaltou Ladislau.

Após as exposições, participantes da 18ª Conferência Nacional dos Bancários puderam se manifestar e realizar perguntas.

O 1º Seminário Nacional do Sistema Financeiro e Sociedade prossegue nesta sexta-feira, 29, com mais dois painéis: “;Novas Ofensivas aos Direitos dos Trabalhadores “; e “;Fórum da Resistência -; O Brasil que Queremos “;. Será realizado, também, o lançamento dos livros “;O Brasil que queremos “; e “;A resistência ao golpe “;.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content