Atos em defesa da Caixa atingem dez cidades

Esta terça-feira, 27/4, foi dia de luta em defesa da Caixa Econômica Federal (CEF) como banco público e com função social.

Além do ato na agência central de Piracicaba, foram realizadas manifestações em mais 12 agências, incluindo Vila Rezende e Piracicamirim em Piracicaba e em dez cidades: águas de São Pedro, Capivari, Cerquilho, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras, Tietê, Santa Bárbara D’Oeste e São Pedro.

Motivos – Em todo o Brasil acontecem atos e paralisações dos empregados da CEF contra o desmonte da CEF. Segundo o diretor do Sindban Ubiratan Campos do Amaral (Bira) “;as atividades são contra a abertura de capital de uma das operações mais rentáveis do banco: a Caixa Seguridade, pela contratação dos aprovados no concurso de 2014 (o banco vem recorrendo na Justiça da vitória obtida pelos concursados daquele ano) “;, explicou.

Também fazem parte das reivindicações dos empregados da Caixa maior proteção contra a Covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão dos empregados da linha de frente no grupo prioritário da vacina e pelo pagamento integral da PLR Social, que deveria ser de 4%, mas os funcionários só receberam 3% “;.

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (Sindban), José Antonio Fernandes Paiva, “;a Caixa tem uma função social de enorme grandeza. Ela é responsável pelas principais pol íticas públicas e de desenvolvimento do pa ís. é nesse banco público que a população encontra parceria e facilidade para realizar o sonho de comprar a casa própria, de cursar uma faculdade, de fazer seu pequeno negócio crescer, de ter a esperança de um futuro melhor “;.

Segundo ele privatizar a Caixa vai ampliar a desigualdade social, pois o setor privado dó mira o lucro financeiro e a CEF, enquanto instituição pública, gera lucro social.

Ação Solidária -; Neste dia de protestos, o Sindban ao invés de apostar na venda de ações da Caixa aposta na ação solidária com a arrecadação de leite pelos bancários segundo os diretores Lucila Alonso e Murici Tondato as doações serão encaminhadas para o Banco de Alimentos do munic ípio para que sejam entregues às fam ílias mais vulneráveis.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content