Na próxima quinta-feira (1º), a partir das 18h, será realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SindBan) assembleia geral para analisar a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberar sobre a greve por prazo indeterminado a partir da 0h do próximo dia 6, terça-feira. A Fenaban apresentou a proposta no dia 25 e propôs apenas 5.5% de reajuste para salários e vales, o que nem chega perto de repor a inflação de 9,88% (INPC), e representaria perdas de 4% aos bancários.
Em Plenária Regional, no último sábado (26), os dirigentes sindicais do SindBan já indicaram rejeição a proposta e decidiram intensificar as paralisações antes da assembleia do dia 1º. Piracicaba, Santa Bárbara D`Oeste e Tietê são algumas cidades que terão agências paralisadas durante 1h.
“;Orientaremos na assembleia a rejeição da proposta, uma das piores dos últimos anos. Os bancos querem ganhar muito e pagar pouco, impondo perdas aos trabalhadores. Desrespeitam a categoria e a sociedade. Não aceitaremos retrocesso. Se não melhorar, vamos parar! “;, enfatiza o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva.
O lucro l íquido dos cinco maiores bancos atuantes no Brasil (Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Itaú e Santander), nos seis primeiros meses do ano, atingiu a marca de R$ 36,3 bilhões, um crescimento de 27,3% na comparação com o primeiro semestre de 2014.
Mobilizações anteriores -; Antecedendo a mesa extra de negociação econômica com a Fenaban, o SindBan realizou atos nas cidades de Capivari e São Pedro, informando bancários e clientes sobre a Campanha Nacional Unificada, iniciada em 19 de agosto, e pedindo seriedade aos representantes dos bancos. Além disso, foram expostos os sete pecados cometidos pelo setor financeiro, que caracterizam a exploração sem limites -; Mentira, Ganância, Assédio, Ostentação, Discriminação, Irresponsabilidade e Terceirização.
Serviço -; Assembleia Geral Extraordinária para avaliação e deliberação sobre contraproposta apresentada pela FENABAN. Dia 1º de outubro, às 18h, em primeira convocação, e às 18h30, em segunda convocação, na sede do SindBan (Rua XV de Novembro nº 549, Centro).