Nos dias 3 e 4, representando os bancários de Piracicaba e região, dirigentes do SindBan participam do VI Congresso Interestatual da Federação dos Bancários de SP/MS (Feeb SP/MS), em São Paulo.
O objetivo do evento é de debater problemas e propostas para a defesa e a organização da categoria bancária, assim como eleger em processo único o sistema diretivo da Feeb SP/MS.
O convidado do primeiro dia, o jornalista do Correio Braziliense Luiz Carlos Azedo, analisou a conjuntura aos presentes e afirmou que os sindicatos precisarão enfrentar o desemprego e as reduções de salários. “;Estamos vivendo uma crise econômica, pol ítica e ética, que refletirá numa crise social. “;
Além disso, Azedo ressaltou que agenda do movimento sindical não pode ser só corporativa e que o custo Brasil, usado como referência para exportação, existe aos trabalhadores.
Segundo vice-presidente do sindicato, Angela Ulices Savian, o congresso é importante para nortear os caminhos que serão tomados este ano para a Campanha Salarial. “Neste momento de crise, o sistema financeiro passou icólume. Devemos encontrar caminhos para manter os direitos conquistados e lutar por muito mais para a categoria”.
As atividades se encerraram com homenagem póstumas aos companheiros de luta Félix Antonio Afonso e Arnaldo de Souza Benedetti. Na sexta-feira (4), serão realizados plenária e debates e a eleição da diretoria executiva da Federação dos Bancários SP/MS.