O Aglomerado de Piracicaba contará, no segundo semestre deste ano, com uma Frente Parlamentar Regional em Defesa dos Direitos das Mulheres. A decisão foi tomada na tarde de terça-feira, 11, durante a primeira reunião preparatória da Frente Parlamentar, realizada na Câmara de Vereadores. A ação é coordenada no Estado pela deputada Ana Perugini, do PT, na Assembleia Legislativa, e em Piracicaba foi promovida pelo vereador do PT e presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), José Antonio Fernandes Paiva.
Participaram da reunião aproximadamente 30 pessoas, sendo oito diretores e funcionários do SINDBAN -; Olivia Brossi, Teresinha Altarugio, Maria Araújo, Francisco Carlos Baldo, Hereunice Parizotto, Claudia Helena Chiodi, Claudia Novolette e Gabrieli Menegati. Estavam presentes também representantes de entidades e Câmaras Municipais de Limeira, Rio Claro, Rio das Pedras e Cordeirópolis, além de profissionais da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Piracicaba e assessores dos gabinetes dos vereadores Paiva, João Manoel dos Santos, Paulo Campos, Dirceu Alves da Silva e Chico Almeida.
O objetivo da reunião era organizar uma Frente Parlamentar Regional que atendesse as necessidades do Aglomerado de Piracicaba, buscando a proteção e direitos das mulheres. Criado em 26 de junho de 2012, através da Lei número 1.178, o Aglomerado compreende um conjunto de 22 munic ípios que soma mais de 1,3 milhão de pessoas. “;Os casos de estupro aumentaram muito na região, é um número assustador, além dos vários tipos de violência que elas sofrem. As mulheres precisam de mais proteção e pol íticas de prevenção “;, afirmou o assessor da deputada, Fabr ício Passa.
A Frente das Mulheres, segundo informou a assessora da deputada Ana Perugini e que presidiu a reunião, Lurdes Meneses, visa discutir pol íticas públicas para as mulheres. “;Estamos buscando através deste trabalho a criação da Câmara Temática sobre os Direitos das Mulheres, constando em lei os direitos e deveres. Esta é nossa principal bandeira “;, afirmou.
Entre as principais reclamações dos representantes das cinco cidades estavam a de discriminação, subnotificações de casos de violência contra a mulher, delegacias que não atendem com o devido respeito e humanidade as v ítimas de violência, além de casas abrigos em péssimas condições de atendimento.
“;Hoje conseguimos dar o primeiro passo. Agora, cada representante repassará as informações para as repartições partidárias e entidades envolvidas para que no próximo encontro já possamos debater ações em prol da temática “;, ressaltou o vereador Paiva.
A reunião foi finalizada com a criação de uma Comissão Provisória que instrumentalizará as ações a partir do próximo encontro, marcado para dia 10 de julho. Antes disso, um formulário será enviado a todos os participantes para que respondam questões pertinentes a ações que possam ser promovidas, como quais são os principais problemas enfrentados em suas cidades, como está a atuação na Delegacia da Mulher, quais são os tipos de violência registrados, além de assuntos ligados a saúde da mulher e habitação.
Texto: Michelle Bottin
Aglomerado de Piracicaba terá Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook