Uma ação do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região), realizada na manhã desta segunda-feira, 12, rendeu a transferência da gestora do Itaú Personnalitté, acusada de praticar assédio moral. O “;Dia do Rid ículo “; aconteceu em frente à agência do Itaú Personnalité, localizada no Centro de Piracicaba.
O manifesto foi organizado após o Sindicato receber várias denúncias de assédio moral praticado pela gestora da agência, culminando no adoecimento de funcionários e até o afastamento de uma bancária. Após a série de denúncias, a Comissão de Relações Trabalhistas do SINDBAN foi até a gerente propor mudanças comportamentais de cobranças de metas para com sua equipe de trabalho, porém a gestora reafirmou aos diretores que pretendia manter o seu comportamento e que atribu ía à ação do Sindicato o adjetivo de rid ícula.
Como resposta a atitude da gestora, o Sindicato organizou o manifesto intitulado o “;Dia do Rid ículo “;, se mostrando contrário a sua gestão e exigindo uma atitude da direção do banco. “;Tentamos sensibilizar a gerente para os seres humanos maravilhosos que aqui trabalham e que esperam dela respeito, compreensão e companheirismo. Os bancários almejam de sua gestora atitudes que valorizem o potencial que cada um tem e que levou o Banco Itaú a escolhê-los para seu quadro de funcionários dentre milhares de interessados, e motivá-los para que pudessem gerar o melhor resultado poss ível para a sua empresa “;, afirmou.
Paiva acrescentou que um banco como o Itaú, que lucra R$ 48 milhões por dia, não pode exigir dos gestores que cobrem metas e resultados usando a prática do assédio moral. “;Esses bancários estão adoecendo, perdendo a motivação para trabalhar e nós, como Sindicato, não podemos aceitar. Não tem clima mais para trabalhar, então o nosso pedido ao banco não poderia ser outro: queremos a transferência da gerente “;, afirmou o presidente do SINDBAN, José Antonio Fernandes Paiva.
Após meia hora do in ício do ato, a responsável pelo Departamento de Relações Sindicais do Banco Itaú entrou em contato com Paiva, solicitando que a agência não fosse fechada por todo o dia, afirmando que a gestora seria transferida da agência no mês de junho. “;O que tem que ficar claro aqui é que não somos contra a gestora, mas contra sua atitude, sua forma de cobrar os seus funcionários, sem respeito e compreensão, além de ter desrespeitado a atuação do Sindicato. Portanto, hoje estamos aqui lutando pela qualidade de vida dos funcionários desta agência e é uma vitória saber que o banco entendeu isso, aceitando a transferência da gerente “;, enfatizou.
DIA DO RID íCULO -; Durante o manifesto, dirigentes sindicais explicaram o que é o assédio moral, como prevenir e combatê-lo, solicitando ajuda do Sindicato. Também foram repassados aos funcionários da agência, que permaneceram durante todo o manifesto no local, v ídeos sobre o tema e dados sobre o banco (lucro, demissões eíndice de assédio moral).
Foram entregues ainda uma cartilha sobre o Assédio Moral, acompanhada de um Kit Anti-stress (com frutas oleaginosas) e a Carta Aberta à população, assinada pelo presidente do Sindicato. Vários clientes que estavam no local também receberam a Carta e se mostraram solidários aos bancários e favoráveis a atuação do Sindicato.
Texto e fotos: Michelle Bottin DRT/PR 7704
Ação do Sindicato rende transferência de gestora do Itaú
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook