ABAESP se reúne com prefeito de São Paulo

Representantes da Abaesp (Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo) articularam reunião de lideranças com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), para cobrar melhorias das pol íticas para idosos no Programa de Metas 2013/2016.
O encontrou aconteceu na última terça-feira, 3 e, além da Abaesp, contou com a participação de integrantes do SindSaúde, Fórum dos Cortiços, RPDI (Rede de Proteção do Idoso), Grupo de Articulação Municipal de Idoso da Capital (Garmic), Sindicato Nacional dos Aposentados, Grande Conselho do Idoso e Casa de Clara.
C ícero dos Santos, assessor pol ítico do Sindicato, lembrou que o encontro deu continuidade à reunião realizada em 18 de junho, com o secretário de Relações Governamentais do Munic ípio de São Paulo, João Antonio da Silva Filho, que encaminhou as reivindicações ao prefeito. “;Desta vez, nos reunimos com o secretário e também com o prefeito Haddad para levar novas reivindicações e cobrar que algumas outras, presentes no plano de governo e já inclu ídas no programa de metas, sejam de fato cumpridas “;, ressaltou.
Maria da Glória Abdo, à frente da presidência da Abaesp, ressaltou que a principal demanda é a criação da secretaria municipal de pol íticas para a pessoa idosa. “;Esta reivindicação foi aprovada na 3ª Conferência da Pessoa Idosa. Precisamos criar secretarias municipais que fiquem interligadas ao Conselho Nacional do Idoso, já existente. é preciso corrigir o viés discriminatório praticado contra o idoso e garantir transparência na gestão de recursos no munic ípio. A existência de uma secretaria municipal pode ajudar na evolução de todas essas questões “;.
O encontro com o prefeito foi promovido pela Abaesp e articulado pelo Sindicato. “;Lutamos contra a indiferença pela questão do velho no Brasil. Esse debate é rico para toda a sociedade e com o apoio do Sindicato Cidadão “;, ressaltou Glória.
TEMAS EM DEBATE -; Também foram debatidos temas como a implantação de oito novas Ursi (Unidades de Referência da Saúde do Idoso), ampliação de 15 para 16 o numero de centros Dia, destinados à população idosa, e a criação de cinco unidades de ILPI (Instituição de Longa Permanência do Idoso).
Um dos pontos polêmicos foi o desenvolvimento de uma campanha de conscientização sobre violência contra a pessoa idosa. Para C ícero dos Santos, ao invés de uma campanha municipal, o ideal seria investimento em práticas mais efetivas, como a implantação de núcleos permanentes compostos por profissionais especializados.
Outro ponto de discórdia foi sobre a alfabetização e estudos universitários. A Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Uapi), iniciativa já existente, objetiva a ampliação do conhecimento da pessoa que envelhece e de jovens que tenham o interesse em trabalhar com esse público. No entanto, C ícero apontou que o coletivo reivindica participação na formatação do modelo de universidade. “;E precisamos cuidar da questão do idoso ainda não alfabetizado e daqueles que buscam concluir o curso fundamental e médio “;, complementou.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat ística), o Brasil possui 23,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Segundo o instituto, os 8.964.850 responsáveis pelos seus domic ílios têm a média de escolaridade de apenas 3,4 anos.
SANTA CEC íLIA -; Outra importante reivindicação feita durante a reunião foi a ampliação da Ursi Santa Cec ília. Segundo C ícero, a unidade implantada como projeto piloto no governo Kassab continua sem os aportes necessários, condizentes com a demanda da população idosa da região. “;Há necessidade da ampliação do local, equipamentos e corpo cl ínico para atender a grande demanda de idosos da região central da cidade “;, conclui.
As reivindicações serão acompanhadas pelo coletivo de idosos.
Fonte: www.spbancarios.com.br

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content