CURSO DE PATERNIDADE RESPONSáVEL
Aprendendo os cuidados com os filhos
Curso garante o direito conquistado na Campanha Nacional
Unificada de 2016 de 20 dias de licença paternidade
Curso de Paternidade Responsável é uma exigência obrigatória para os bancários que querem adquirir o direito conquistado de 20 dias de licença paternidade, o curso é presencial, prevista na clausula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários. A licença paternidade é uma conquista da Campanha Nacional Unificada de 2016.
O direito foi determinado pela Lei 12.257, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, no dia 8 de março de 2016, inclusive que se aplica também em casos de adoção.
O curso e dividido em módulos que abordará desde os cuidados com a saúde do bebê, até os diretos e deveres dos pais em conformidade com o Estatuto da Criança e Adolescente. Segundo a vice-presidente do SindBan, Angela Savian, o objetivo não é apenas emitir um certificado, mas conscientizar os homens sobre a importância da relação compartilhada. “;Infelizmente, vivemos em uma sociedade que joga todo o dever de educar e formar os filhos para a mulher é preciso dividir essas tarefas, compartilhar as relações e estarem presentes na educação dos seus filhos, ajudando a companheira nos cuidados com o recém-nascido, com as tarefas e com a educação “;, explicou a dirigente sindical.
Para o presidente do SindBan, José Antonio Fernandes Paiva, a conquista é um grande avanço pela igualdade de direitos e deveres entre os gêneros. “;Os sindicatos pressionaram a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) para reconhecer a licença, pois sabemos que acima de tudo esse direito é um avanço para buscamos uma sociedade mais igualitária. Dividir a responsabilidade da criação e educar é um dever de qualquer pai. O Sindicato traz profissionais da área de enfermagem e psicologia, para preparar os futuros pais para um dos momentos mais importantes de suas vidas “;, comentou Paiva.
Novas turmas do curso Paternidade Responsável serão formadas de acordo com interesse do público e com as datas de nascimento previstas dos filhos, não havendo necessidade de limite de participantes.