Futebol @ Solidariedade – Jogando Juntos

A Liga Piracicabana de Futebol lançou na tarde desta quinta-feira, 29, a campanha “;Futebol @ Solidariedade -; Jogando Juntos “; que consiste em três projetos de cunho social que serão desenvolvidos pela entidade durante 2015.
Participaram da apresentação dos projetos o presidente da Liga, André Luis Buzzerio, o vice-presidente Aguinaldo de Oliveira, o segundo vice-presidente, José Longatto e o presidente do SINDBAN (Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região) e vereador, José Antonio Fernandes Paiva, que é um dos apoiadores da iniciativa.
Segundo Buzzerio, o objetivo da Liga “;é trazer de volta as fam ílias e as crianças para as competições da entidade, mostrar que é poss ível envolver toda a sociedade em torno do futebol amador “;.
O presidente do Sindban, Paiva disse que logo que foi procurado pela diretoria da Liga colocou a entidade à disposição, pois “;quando colocamos as pessoas dentro de campo tiramos elas de outras atividades que podem na verdade prejudicá-las “;. Comentou ainda que é uma pessoa que acredita no futuro e que iniciativas como essa podem melhorar toda a sociedade.
O compromisso da Liga Piracicabana de Futebol é envolver todas as equipes dos dez campeonatos organizados por ela nos três projetos anunciados. Ou seja, cerca de 2000 atletas participarão das campanhas. Durante o evento, os dirigentes também cobraram a cessão do estádio Barão da Serra Negra para as partidas finais dos campeonatos amadores e varzeanos de Piracicaba.
DOE SANGUE, SALVE VIDAS, VEM COM A GENTE E MARQUE ESTE GOLAçO
O Projeto surgiu da necessidade e importância de sensibilizar os atletas e comunidade esportiva para a doação de sangue. “;Doando sangue, salvamos vidas, e assim, proporcionando o exerc ício de valores diversos, dentre eles, a solidariedade e a fraternidade “;, comentou André Luiz Buzzerio, presidente da Liga Piracicabana de Futebol.
Nesse sentido, a Liga Piracicabana de Futebol e parceiros, buscarão desmistificar inúmeros mitos que dificultam ou atrapalham a disponibilidade para doação através da informação e da sensibilização que serão os principais atributos para o sucesso do projeto e consequentemente da campanha de doação.
O projeto é uma parceria com o Hemocentro Banco de Sangue de Piracicaba. A cada quatro meses, voluntários vão doar sangue para o Hemocentro.
NA PRáTICA
Para que uma equipe possa se inscrever nos campeonatos da liga terá que apresentar pelo menos 25 doações ao Hemocentro, que podem ser dos atletas ou de outras pessoas em nome da equipe. Segundo André Luis Buzzerio, “;esse critério foi estabelecido pois no caso das categorias de base há atletas que não podem doar e também há casos em que um jogador está tomando um medicamento que impede a doação, por exemplo. Assim também incentivamos as equipes a levar a temática da doação para familiares e amigos “;.
CRESCER ALIMENTANDO O FUTURO
Uma série de estudos envolvendo latic ínios constata que o leite tem eficácia preventiva contra uma série de doenças como obesidade, insônia, artrose e a osteoporose. Existe, em nossos ossos, uma placa chamada epifisária, onde crescem, e ficam abertas enquanto o organismo está em desenvolvimento. Até o fechamento dessa placa, é fundamental a ingestão de leite, porque os ossos precisam de cálcio e vitamina D.
Apesar disso, o consumo de leite ainda é abaixo do recomendado, principalmente na fase em que os ossos ainda estão em formação. O leite é essencial para o organismo porque ele é um alimento construtor. O Projeto Crescer -; Alimentando o Futuro propõe um esforço coletivo para garantir o direito básico à alimentação, às camadas mais pobres da população piracicabana.
A missão é arrecadar o maior número poss ível de litros de leite, visando o recebimento de doações de leites em perfeitas condições de consumo humano e sua distribuição gratuita, após per íodos de arrecadação, para entidades assistenciais, de acordo com suas reais necessidades, definidas a partir de um trabalho de avaliação desenvolvido por diretores da LPF.
NA PRáTICA
Em acordo com todas as equipes que disputarão os campeonatos no primeiro semestre, ficou estabelecido que será arrecadado um litro de leite quando um atleta receber punição do cartão amarelo e dois litros de leite quando o atleta receber o cartão vermelho. A doação deverá ser entregue na sede da Liga antes da retirada do boletim semanal e carteirinhas.
UM BRINQUEDO é IGUAL A MIL SORRISOS
O projeto constitui na arrecadação de brinquedos, novos ou usados, para serem distribu ídos em 12 de Outubro de 2015, no Dia das Crianças. Em sua primeira edição, a Campanha de Doação de Brinquedos mostrará que é poss ível unir solidariedade e também estimular o lado criativo dos Atletas que participam do projeto e serão os principais arrecadadores.
Além de ter a oportunidade de promover um dia das crianças mais feliz para milhares de crianças, o ato de doar também foi incentivado nas reuniões da LPF, mostrando aos atletas a importância de se preocupar com o próximo.
NA PRáTICA
As arrecadações vão do dia 01 de Maio ao dia 11 de Outubro e deverão ser realizadas na sede da Liga Piracicabana de Futebol, na Rua Silva Jardim, 579, bairro Alto. Para que o atleta possa se inscrever nos campeonatos do segundo semestre ele deverá doar um brinquedo. As doações serão distribu ídas em uma manhã de atividades socioeducativas com crianças carentes, na faixa etária de 1 a 12 anos de uma comunidade escolhida através de um consenso entre os membros do projeto e os doadores e também para filhos dos próprios atletas inscritos nos campeonatos.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content