No mês do aniversário, SindBan promove debates e mobilizações em defesa da categoria

A programação do mês de aniversário do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região, o SindBan Piracicaba, é uma demonstração do perfil de atuação da entidade, que inclui o trabalho de defesa dos direitos da categoria, prestação de serviços e assistência aos associados e a participação ativa no debate sobre os mais diversos temas de interesse da comunidade.

A programação incluiu dois eventos mais diretamente ligados à comemoração dos 64 anos. No dia 21 de outubro, véspera da data de fundação da entidade, ocorreu a SindBan Fest Chopp 6.4, que reuniu mais de 300 pessoas no Cevada Pura. E no dia 23, uma plenária especial do Sistema Diretivo trouxe a Piracicaba o presidente da Feeb SP/MS (Federação Estadual dos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul), Davi Zaia.

“A presença do Davi foi um marco nas comemorações do aniversário do nosso Sindicato, pois ele é uma das grandes lideranças do movimento sindical no país”, afirma o presidente do SindBan Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva. Zaia fez palestra sobre “Os impactos da conjuntura sociopolítica e os desafios do movimento sindical”.

Outro evento voltado diretamente ao atendimento aos bancários foi um encontro com os profissionais do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida da entidade, no dia 20. Os profissionais, das áreas de psicologia, osteopatia, quiropraxia, nutrição e assistência social fizeram uma avaliação do trabalho realizado, trocaram experiências e definiram ações para aumentar ainda mais a integração.

O Sindicato também sediou reuniões de conselhos nos quais mantém participação, o Conselho Municipal de Trabalho e Renda, no dia 03, e o Conselho Municipal de Mobilidade, no dia 17. A entidade ainda vai receber, no dia 31, o encontro mensal do Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Industrial e Comercial de Piracicaba.

“O nosso Sindicato está presente, por meio dos nossos diretores, em dez conselhos de diferentes áreas. Essa é uma presença importante, porque nós queremos contribuir com o debate colegiado, participativo, para a definição dos rumos da cidade”, afirma Paiva.

Durante este mês, o SindBan também esteve presente nas atividades da XXV Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho), evento que celebra os vinte anos de trabalho do Cerest Piracicaba (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador).

No dia 16, Paiva foi mediador de mesa redonda sobre saúde mental, e no dia 19 o SindBan marcou presença, com mas de 40 pessoas, entre diretores e assessores, em debate sobre “Precarização do trabalho e impactos no movimento sindical”.

Mobilização

E durante este mês, o Sindicato também realizou duas atividades mais destacadas de mobilização da categoria, junto aos bancários do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, com assembleia, visita às agências, reuniões e distribuição de materiais de informação.

No dia 16, o Sindicato realizou assembleia presencial com os bancários do Bradesco, para ratificação de acordo sobre o uso do ponto eletrônico. Foram visitadas 15 cidades da base da entidade e mais de 20 agências. “Essas visitas são momentos importantes para ouvir as demandas dos colegas e pensar coletivamente como enfrentar os problemas que são apontados”, explica Paiva.

No caso da CEF, a mobilização está sendo realizada durante todo o mês e tem como objetivo a manutenção do Saúde Caixa, o plano de saúde dos trabalhadores, nos moldes atuais. No dia 17, os diretores visitaram as agências e distribuíram material de esclarecimento, no dia 26 aconteceu uma plenária virtual e está prevista nova mobilização para esta segunda-feira, dia 30.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content