A categoria bancária está na luta para ser considerada um dos setores prioritários no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid 19. Várias entidades pressionam as autoridades ferais e estaduais. Um abaixo-assinado virtual que cobra a inclusão da categoria no grupo prioritário para a imunização.
A atividade bancária é considerada essencial nos termos do Decreto n° 10.282 de 20 de março de 2020, alterado pelo Decreto n° 10.329 de 28 de abril de 2020, que regulamenta a Lei n°13.979 de 6 de fevereiro de 2020. A reivindicação é tanto mais atual diante das agências bancárias com aglomeração de pessoas e filas nos autoatendimentos, bem como nos serviços de caixa e áreas de gerência e negócios.
A Contraf-CUT, enviou of ício ao Ministério da Saúde, solicitando a inclusão da categoria no Plano Nacional de Imunização contra o coronav írus. No of ício enviado ao Ministério, a Contraf-CUT destaca que a atividade bancária “;se mantém ativa e em funcionamento em todo o território brasileiro e a categoria bancária vem prestando o serviço com a máxima eficiência “;, inclusive na “;execução de pol íticas públicas de caráter social “;.
Abaixo-assinado -; O Sindban e federações já disponibilizaram para suas bases um abaixo-assinado virtual que cobra a inclusão da categoria bancária no grupo prioritário para a imunização. é o caso dos sindicatos de São Paulo, Osasco e Região; de Belo Horizonte e Região e o de Bras ília. A adesão é feita pela plataforma Avaaz (para acessar, clique aqui).