Representando o Instituto Sindical de Piracicaba, o presidente do SindBan Piracicaba, José Antonio Fernandes Paiva, participou no dia 31 de outubro do lançamento do Seminário de Hidrogênio, evento que ocorrerá em Piracicaba em março de 2024.
“Foi um momento importante, porque nos traz a perspectiva de desenvolvimento com uma fonte de energia de grande potencial para Piracicaba e que garante a preservação do meio ambiente, e os trabalhadores precisam ser envolvidos neste debate em todas as etapas”, observa Paiva.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Piracicaba, no Hall do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, e reuniu autoridades do executivo e legislativo municipal, técnicos da área de hidrogênio, atores envolvidos no setor de energia e representantes da sociedade civil local.
Paiva também representa o SindBan e o Instituto Sindical, do qual é vice-presidente, no Comedic (Conselho Municipal de Expansão e Desenvolvimento Comercial e Industrial de Piracicaba), e avalia que a introdução desta nova fonte de energia contribuirá muito para um modelo de desenvolvimento econômico que garanta emprego e renda aos trabalhadores e também qualidade de vida e preservação do meio ambiente.
Também destacou que será importante uma articulação com o Governo Federal, através da deputada Professora Bebel, junto ao Ministério das Minas e Energia.
“O que firmamos neste encontro é um compromisso de trabalharmos para que Piracicaba seja transformada na capital nacional do hidrogênio, uma vez que temos aqui o etanol, uma das maiores fontes deste novo combustível. E para nós é fundamental que tudo isso seja feito com a participação direta dos trabalhadores e das trabalhadoras da nossa cidade”, afirma.