Nas primeiras horas da manhã, a equipe de orientadores do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região já está a postos para acolher os clientes da CAIXA, esclarecer dúvidas e indicar alternativas, como o atendimento nas casas lotéricas, enquanto os serviços nas agências não são restabelecidos.
Com disposição, paciência e sensibilidade, os trabalhadores oferecem informações e suporte a milhares de cidadãos que precisam acessar os serviços bancários. A atuação tem gerado manifestações espontâneas de gratidão, que se traduzem em abraços, sorrisos e presentes.
A orientadora Flávia Bianca de Oliveira Gomes, por exemplo, ganhou um ursinho de pelúcia, enquanto Rosy Vieira dos Santos foi presenteada com sorvete. Pequenos gestos que revelam o reconhecimento dos clientes pelo cuidado e pela atenção recebidos.
Além do acolhimento, a aproximação também tem criado oportunidades. Um dos jovens atendidos pelos orientadores conseguiu uma possibilidade de recolocação profissional a partir de uma oportunidade que surgiu de um terceiro, mostrando como um contato pode abrir novos caminhos.
Mais do que orientar, a equipe do SindBan oferece presença, escuta e apoio. Uma atuação que fortalece os vínculos com a população e demonstra que a informação, quando acompanhada de respeito e sensibilidade, pode fazer a diferença na vida das pessoas.