No mesmo dia, foi realizada a palestra “;útero e ovário pode gerar sintomas além das cólicas “;
Na segunda-feira (9), às 20h, iniciou o ciclo de palestras da Semana da Mulher 2015 – Construindo a Mulher Saudável, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, com o tema “;A mulher e o mundo do trabalho “;.
O presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região (SINDBAN), o vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), agradeceu aos presentes, principalmente aos alunos de Contabilidade e Administração da ETEC, e falou da importância de um ambiente saudável de trabalho para a mulher. Além disso, pontuou o trabalho realizado no SINDBAN, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida, que oferece tratamentos com psicólogas, fisioterapeutas, dentista e nutricionista.
Ministrada pelo fisioterapeuta e especialista em Ergonomia do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest-Piracicaba), Helder do Prado Sousa, a palestra abordou a infinidade de desafios enfrentados pela mulher que trabalha fora de casa, que vão desde o preconceito, a falta de reconhecimento e de valorização profissional ao assédio moral e sexual.
O fisioterapeuta e osteopata, Gustavo Luiz Bortolazzo, foi o segundo palestrante do dia. O profissional conversou sobre os sinais e sintomas, que disfunções no útero e ovários podem gerar. Esses órgãos podem estar envolvidos em sintomas na articulação do quadril, nas outras regiões do membro inferior, coluna lombar e torácica, pois possuem relações anatômicas, neurológicas e funcionais com diversas regiões do corpo, além da região abdominal.
A Semana da Mulher 2015 vai até o dia 12 de março, na Câmara Municipal de Piracicaba.
Texto e fotos: Mariana Valadares -; MTB: 43155/SP
Mundo do trabalho é tema de abertura do ciclo de palestras da Semana da Mulher 2015
Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Comentários do Facebook