O SindBan realizou na manhã desta terça-feira (22), o lançamento da Campanha Nacional 2016, em Capivari. Com a presença de bancários, o ato realizado na Praça Central, teve como tema, além dos principais eixos da Campanha, o papel social da Caixa Econômica Federal.
Segundo o diretor, Ubiratan Campos do Amaral, a Caixa não tem desculpas para não contratar mais funcionários. “;O setor que mais cresce na economia é o financeiro. Não adianta pegar funcionários de uma agência e transferir para outra, isso não vai criar postos de trabalho “;. Só neste ano, a Caixa já fechou mais de 1.300 postos de trabalho, e o setor financeiro, mais de 5 mil.
O sindicato recebeu informações de que a direção têm pressionado bancários de hora em hora, por aplicativos de mensagens. “;Na Caixa, está acontecendo o ‘rankeamento’ dos funcionários, emitindo boletim eletrônico por e-mail, com colocações dos bancários, em primeiro, segundo lugar. Mas a venda e o atingimento da meta não depende só de um bancário, depende de toda equipe da agência “;, ressalta Ubiratan.
Com intuito social, a Caixa foi criada em 1860, e era um banco para atender o pequeno comerciante, para o escravo, que desejava guardar dinheiro e obter a carta de alforria. “;A Caixa tem no DNA o fundo social. E estão querendo privatizar diversos setores “;, comenta o diretor.
Com o discurso do presidente interino, de que as “;agências deficitárias “; serão fechadas, o diretor questiona o que são as agências deficitárias. “;Caixa Federal e Banco do Brasil têm papel social dentro do pa ís. E quando você presta um papel social não tem sentindo em falar de lucro da agência ou déficit “;, enfatiza Ubiratan.
Data Base e Reivindicações
A data-base dos bancários é 1º de setembro. Dentre as principais reivindicações estão o reajuste salarial de 14,78%, os vales alimentação e refeição no valor do salário m ínimo (R$880), a defesa do emprego, o combate às metas abusivas e ao assédio moral, o fim da terceirização, a defesa das empresas públicas e manutenção de direitos, e mais contratações.
Negociações
As próximas rodadas de negociação foram marcadas para esta quarta-feira (24), e também para o dia 29, quando a Fenaban apresenta sua proposta. Com o Banco do Brasil, a primeira rodada de negociação aconteceu nesta terça-feira (23), em Bras ília. No dia 24 tem nova negociação com a Caixa, também na Capital Federal.
O Sindicato dos Bancários segue com a Campanha Nacional para Santa Bárbara d`Oeste (dia 25), São Pedro (dia 30) e Tietê (dia 1º/09).