Na manhã desta sexta-feira (22), o SindBan, juntamente com o mandato do vereador Paiva (PT) e o Levante Popular da Juventude, entregou as doações arrecadadas para a campanha “;Toda Solidariedade ao Acampamento Nelson Mandela “;, que tem como objetivo ajudar integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, que estão acampados no bairro de ártemis, cujo barracos foram alagados pelas enchentes do Rio Piracicaba.
Pelo menos quatorze deles foram atingidos, como conta Neusa Mendes, moradora do acampamento. “;A gente passou três noites e três dias muito dif íceis. Corremos para salvar as criações de porcos e galinhas, para proteger as crianças. A gente sofreu muito. No momento estamos precisando de alimentos, roupas, eletrodomésticos, porque a água tomou conta dos barracos “;, explicou.
A campanha atendeu ao pedido de ajuda da Coordenadora de Projetos de Extensão do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (NEPEP), da Unimep, professora Márcia Viera, e foi criada a partir da iniciativa do Levante Popular, que procurou o presidente do Sindicato dos Bancários para que colaborasse com o movimento.
“;Temos vinculação histórica com o movimento e também criamos relação muito boa com o Levante Popular da Juventude. A companheira Tuka, representando o Levante Popular da Juventude, propôs que fizéssemos campanha para que arrecadássemos algumas coisas, principalmente para os 14 barracos que foram atingidos pela enchente. E nos propusemos a ser este ponto de atendimento dessas ações solidárias de diversas pessoas. Então tentamos minimizar o impacto que a chegada das águas ao acampamento causou e sonhar com o assentamento até o in ício do segundo semestre, acho que está muito próximo de acontecer “;, avaliou.
MST em Piracicaba – O Acampamento Nelson Mandela está organizado há dois anos e há quase um ano no distrito de ártemis. Mais de 50 fam ílias esperam por uma decisão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que já está negociando uma área para transferi-las para um assentamento.
A campanha é por tempo indeterminado e as doações devem ser feitas em horário comercial (9h às 18h). A sede do SindBan fica na Rua XV de Novembro, 549, Centro. Mais informações pelo telefone 19 3417 1333.